Pesquisar
Close this search box.

Meu demônio me protege

Home Artigos Meu demônio me protege
Home Artigos Meu demônio me protege

Muitas pessoas têm medo até de ouvir falar de espíritos, esquecendo-se elas de que nós mesmos, em essência, e o próprio Deus somos espíritos, e de que a própria Bíblia está cheia de espíritos (anjos). Os espíritos são bons (anjos) e maus (impuros). E há os anjos superbons, como os arcanjos, os querubins e os serafins.

Os anjos são os espíritos humanos de alta evolução. É o que ensinam o Espiritismo e também já o fazem teólogos europeus, entre eles o padre francês François Brune, do Vaticano, autor de “Os Mortos Nos Falam”. Esses espíritos foram tidos, muitas vezes, como Deus. Daí a antropomorfização de Deus. Também os espíritos maus são humanos. E eis um exemplo em que um desses espíritos humanos bíblicos é satanás e o próprio Deus (2 Samuel 24,1; e 1 Crônicas 21,1).

Muitos teólogos ainda ignoram que os anjos e os espíritos maus são espíritos humanos adiantados e atrasados, respectivamente. E há tanta confusão sobre os demônios, que uns teólogos crêem e outros já não crêem mais na existência deles.

De fato, dom jeito que eles, os teólogos, imaginavam que fossem os demônios, não dá mesmo para acreditam em demônios!Se os anjos se materializam na Bíblia em forma humana, é porque eles são mesmo de natureza humana, pois há também materializações de animais.

E os anjos encarnam-se também, como o fez até o próprio Cristo, que se encarnou em Jesus. E falta pouco para Chico Xavier, Madre Teresa de Calcutá e Irmã Dulce serem anjos. E eis uma curiosidade: Quando morre uma criança, chamamo-la de anjinho, o que é uma analogia inconsciente nossa do pequeno corpo da criança com o seu espírito, supostamente também pequeno ou anjinho. Isso nos faz pensar que, realmente, os anjos são mesmo de natureza humana.

E, por serem impuros, ou seja, ainda não purificados, os demônios ou almas, (“daimones” em grego), que obsidiam as pessoas, é óbvio que Jesus e os apóstolos só tiraram das pessoas demônios maus. E disso os teólogos concluíram, erradamente, que todos os demônios são maus ou impuros. Mas, como vimos, há também os bons. Por isso Sócrates
dizia, falando de seu anjo da guarda: “Meu demônio me protege”!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 49 = 53