Pesquisar
Close this search box.

Modos de crer e seus efeitos

Home Artigos Modos de crer e seus efeitos
Home Artigos Modos de crer e seus efeitos

Há causas de efeitos bons ou maus. A bomba atômica é um efeito mau da ciência atômica. Mas essa ciência produz também coisas boas. Assim também é a fé, pois ela pode produzir o bem e o mal. Se ela descamba para uma fé cega, ela é negativa, já que leva ao fanatismo. Einstein disse: “A ciência sem fé é manca, e a fé sem ciência é cega.” Já São Paulo ensinou que nem de todos é a fé (2 Tessalonicenses 3,2).

E, às vezes, é preferível mesmo a pessoa não ter fé a tê-la com cegueira e fanatismo, que levam às superstições e aos conflitos com outras pessoas por causa de religião. Quem possui uma fé cega, considera a sua religião e a sua maneira de segui-la como sendo as únicas certas. Daí seus conflitos até com seus próprios colegas da mesma religião.

O título duma coluna anterior “Conforme tu creste” eu tirei de uma consagrada frase, que eu chamaria de uma espécie de ágrafo (não escrito): “Seja te dado conforme tu creste”. Os ágrafos são citações atribuídas a Jesus sem, no entanto, constarem dos Evangelhos. Os próprios apóstolos criaram ágrafos. E não citei a referência evangélica do título daquela coluna justamente porque ela não existe.

Mas os ágrafos estão em perfeita sintonia com a doutrina do Mestre. Vejase, pois, que o conteúdo de “Conforme tu creste” é semelhante ao desta frase evangélica: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” (Marcos 9,23 ou 22 em algumas traduções), e ao desta outra: “Tua fé te curou” (Mateus 9,22). Realmente, o fiel recebe os benefícios conforme a sua fé.

E sobre a fé da minoria islâmica dos homens-bomba ou de qualquer religioso fundamentalista, vejamos o significado de “Conforme tu creste”. Se o religioso tem uma “fé raciocinada” – como diz Kardec -, ou seja, com conhecimento da verdade que liberta, essa fé é inabalável e só lhe trará benesses. Mas se ela for cega, isto é, sem o conhecimento da verdade libertadora, as conseqüências serão nefastas para o crente.

A fé é, pois, uma faca de dois gumes, levando nos ao céu (amor, justiça e paz) ou ao inferno (ódio, injustiça e dissensões). E, com efeito, é assim que se deve entender também esta espécie de ágrafo: “Ser-te-á dado conforme do creste”, com todas suas conseqüências boas ou más!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

27 + = 34