O maior brasileiro

A Revista Época Nº 434 promoveu uma pesquisa sobre o Maior Brasileiro da História. Essa pesquisa teve duas votações: a de um júri formado pela Época e composto de personalidades brasileiras de várias áreas, entre elas as da política, do esporte e da literatura, e a votação dos internautas.

Rui Barbosa, pelo júri da Época, foi o vitorioso. Mas pela votação dos internautas, Chico Xavier ganhou disparado esse título de Maior Brasileiro da História, o que lhe valeu da Época uma interessante matéria sobre sua pessoa e sobre o seu especial dom espiritual ou mediúnico de maior psicógrafo do Brasil de todos os tempos.

De fato, o famoso médium nos deixou um acervo de 418 livros psicografados (editados em várias línguas), os quais abordam assuntos espirituais evangélicos e científicos os mais variados, deixando perplexas as maiores autoridades nos assuntos de que ele trata, pois ele não era bacharel em nenhum curso universitário, e só estudou até o primeiro grau.

Aliás, isso nos demonstra que o ensino teológico, bíblico e científico, de grande envergadura, dos seus livros não procedia dele, mas de entidades espirituais de alto nível cultural e científico, como o é reconhecido mundialmente e o atestam seus mais de 100 biógrafos.

Em épocas passadas, o espiritismo era muito difamado pela Igreja. Mas hoje, com exceção de alguns padres fundamentalistas, ela não mais difama e calunia a doutrina de Kardec. Porém, nossos irmãos evangélicos fundamentalistas, herdeiros de alguns erros da Igreja do passado, assumiram essa função, e ainda chamam os espíritas de macumbeiros, e, negando o ensino bíblico (Deuteronômio 18,11; 1 Samuel 28, 13; Números 11, 26 a 30; e 1 Coríntios 12,10), eles afirmam que os espíritas comunicam-se com demônios em vez de com os espíritos dos mortos.

Mas hoje, o espiritismo está sendo divulgado por toda a mídia, o que nos lembra a frase do Mestre: “Nada ficará oculto.” Parabéns à Época por sua oportuna pesquisa. E, se a voz do povo representado pelos internautas é a voz de Deus, o resultado não podia ser diferente, pois Chico Xavier foi um autêntico cristão espírita!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.