Pesquisar
Close this search box.

Por um “i” os Cristãos se dividem

Home Artigos Por um “i” os Cristãos se dividem
Home Artigos Por um “i” os Cristãos se dividem

As palavras gregas “homoiousios”(de substância semelhante) e “homoousios”(de mesma substância) dividem os cristãos em dois “partidos”, o do i (arianos) que não aceita que Jesus é Deus, e o do sem i (atanasianos) que sustenta o contrário, e foi vitorioso em Nicéia (325), com Constantino se declarando “Bispo Universal da Igreja”.

Segundo uns, foi como homem que Jesus falou que o Pai é maior do que Ele. Mas a União Hipostática da teologia sustenta a inseparatividade do Verbo da natureza humana, e que há uma só Pessoa Divina em Jesus Cristo. Aliás, isso se instituiu na tentativa de reforçar que Jesus é Deus. Mas Ele é só Deus relativo, como todos nós o somos (João 10,34), pois Deus absoluto é só o Pai. “Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (João 20,17).

Quanto à preexistência de Jesus, em espírito (Verbo), já no tempo de Abraão, a Bíblia e a reencarnação nos mostram que os espíritos preexistem à criação dos seus corpos: “Antes que eu te formasse no ventre da tua madre, eu já te conheci” (Jeremias 1,5). Jeremias, entretanto, não é Deus.

Quando Jesus disse que onde houvesse dois ou mais reunidos em seu nome, Ele estaria no meio deles, trata-se de reuniões de paz, harmonia e preces, e não das reuniões dos primeiros concílios, as quais eram polêmicas e de homens irritados, com ameaças, inclusive, de morte. E a afirmação de que Jesus foi gerado (“homoousios”) e não criado (“homoiosios”) é um jogo de palavras.

Perdoem-me os que pensam diferente, mas isso é conversa pra boi dormir! Kardec, discordando dos teólogos, afirmou tal qual Jesus que nós somos filhos de Deus. E Jesus chamou Deus de Pai nosso, isto é, Dele e de nós, e não só Dele, e criador de nós. E Jesus é o Primogênito das Criaturas, portanto, Ele foi criado, e Deus é incriado.

Segundo Jesus, nós podemos fazer coisas maiores que Ele. Se Ele fosse Deus mesmo, seria isso possível? E Deus oraria a outro Deus? Se ora, qual é o verdadeiro? Realmente, perante a Bíblia e a razão, há um só Deus. E é interessante que essa grande verdade se sustente por um i!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 11 = 16