Pesquisar
Close this search box.

O inferno de Dante coloca o pai terreno acima do Pai celestial

Home Artigos O inferno de Dante coloca o pai terreno acima do Pai celestial
Home Artigos O inferno de Dante coloca o pai terreno acima do Pai celestial

O abuso das interpretações bíblicas, ora alegóricas, ora literais, é a causa principal das confusões doutrinárias da Bíblia que sempre dividiu os povos judaico-cristãos.

Os teólogos antigos interpretavam a Bíblia, literalmente. E foi Dante Aliguieri (Século 13) que, em “A Divina Comédia”, retratou bem as ideias erradas deles, principalmente as sobre o inferno bíblico e mitológico “hades”. A Igreja se libertou desse inferno exotérico ou literal. Hoje, ela interpreta-o de modo esotérico ou figurado como deve ser. Mas, infelizmente, nossos irmãos evangélicos, que estão uns 100 anos atrás da Igreja em questões bíblico-teológicas, continuam defendendo ainda aquelas mesmas ideias medievais erradas católicas sobre o inferno. E perguntamos quem sabe mais de Bíblia e de teologia os teólogos antigos ou os atuais?

Os termos grego “aionios”, hebraico “ôlam” e o latino “aeternus” significam tempo longo e indefinido, e não eterno ou sem fim como se passou a entender na sua tradução para o português. Tempo sem fim seria em grego “áidios”, e em latim “sempiternus” (sempiterno). E a hermenêutica nos ensina que as traduções dos textos antigos devem seguir o significado das palavras da época em que eles foram escritos.

E quem, primeiramente, chamou a atenção para esse erro de tradução da Bíblia não foram os teólogos mergulhados nos seus enganos, mas os cientistas iluministas europeus do Século 19. E contra a Ciência, em vão, reagem pastores evangélicos conservadores, com seus argumentos insustentáveis. E credite neles quem quiser!

E vamos ver alguns textos bíblicos que nos comprovam que a eternidade do inferno é mesmo um tempo indefinido (“ôlam”, “aionios” e “aeternus”). Aliás, até os anjos têm suas fases de eternidades evolutivas: querubins, serafins e arcanjos.

Mas antes afirmamos que aceitamos somente em parte as teses bíblicas do Seminário de Jesus, que ensina que é verdade apenas 18 % do que diz a Bíblia que Jesus disse. Não podemos atribuir a Deus tudo dela, porque ela tem coisas de espíritos atrasados que foram tomados como sendo do Espírito do próprio Deus: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, ‘de eternidade a eternidade’…” (16: 36); “…Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, ‘de eternidade em eternidade’…” (1 Crônicas 29:10); “Mas a misericórdia do Senhor é ‘de eternidade em eternidade’ sobre os que o temem…” (Salmo 103: 17); “…Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus ‘de eternidade em eternidade’…” (Neemias 9: 5); “…Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, ‘de eternidade em eternidade’…” (Salmo 106: 48); “…Onde está, ó inferno, a tua destruição? Meus olhos não veem em mim arrependimento algum.” (Oseias 13: 14); e “Não deixarás minha alma no inferno.” (Salmo 15: 10).

Os textos bíblicos citados por si mesmos demonstram que o tal de inferno é mesmo de tempo indefinido, como o é o Purgatório da Igreja elogiado por Kardec.

Se só um espírito se perdesse irremediavelmente, Deus teria falhado em seu projeto, e teríamos, pois, que admitir que “entrou um vírus, o diabo, no computador divino”!

Se existisse mesmo o tal de inferno de Dante, ainda aceito por muitos cristãos, teríamos o absurdo de que os pais terrenos amam mais seus filhos do que o Pai Celestial!

 

José Reis Chaves
Janeiro / 2016

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

4 + = 12