Pesquisar
Close this search box.

Ressurreições ou ressurgimentos do espírito

Home Artigos Ressurreições ou ressurgimentos do espírito
Home Artigos Ressurreições ou ressurgimentos do espírito

Traduções foram modificadas para ficarem de acordo com dogmas

Os teólogos do cristianismo primitivo criaram algumas doutrinas teológicas polêmicas. Mas isso é compreensível, pois a humanidade ainda estava muito atrasada em sua evolução científica, cultural, filosófica e teológica.

Respeitemo-las, pois elas têm seus valores, já que uma crença milenar de milhões de pessoas cria uma egrégora de energia positiva e que torna, de algum modo, sagrada qualquer fé. Daí ter dito o Nazareno: Seja-te dado conforme tu creste.

As traduções da Bíblia para o português, desde mais ou menos 1950, com o pretexto do uso de uma linguagem de hoje, têm sido modificadas em alguns de seus textos para fazê-los ficarem de acordo com os dogmas e contra o espiritismo e a reencarnação. E observe-se que a Bíblia de Jerusalém segue essas traduções novas, o que não é surpreendente, pois essa tradução foi de padres, pastores e rabinos, que, em sua maioria, em público, se comportam como contrários ao espiritismo e à palingenesia, embora, reservadamente, muitos os aceitem.

Seguindo mais as traduções antigas, dizemos com São Paulo que a ressurreição é do espírito: “Semeia-se corpo animal, ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios15: 44). Ainda ele ensina: “Sangue e carne não podem herdar o Reino dos Céus” (1 Coríntios 15: 44).

E São Pedro diz também sobre do excelso Mestre: “Morto. sim, na carne, mas ressuscitado em espírito” (1 Pedro 3: 18).

O Credo Niceno-Constantinopolitano diz diferentemente da Bíblia que a ressurreição é da carne. Mas nas missas de algumas dioceses, em vez de constar dele “creio na ressurreição da carne”, é dito: “creio na ressurreição dos mortos”, não dizendo o que ressuscita, o que já é um grande avanço para se chegar à ressurreição ensinada pela Bíblia.

Algumas partes dela ensinam claramente a reencarnação com os sinônimos de palingenesia e ressurreição do espírito. Os espíritas e várias outras correntes religiosas divulgam isso à saciedade. Inclusive, muitos judeus contemporâneos de Jesus entendiam a ressurreição como sendo a reencarnação como o Herodes daquele tempo.

E vimos que São Paulo ensinou que a ressurreição é do espírito. Mas, em outra parte, ele mistura ressurreição com reencarnação, pois, afirma corretamente, como vimos, que nos Céus não há lugar para carne e sangue (1 Coríntios 15: 50), ou seja, a matéria. Mas ensina em 1 Coríntios 15: 39 que a carne humana é uma, e outras carnes as de peixes, aves e animais, condenando, pois, a metempsicose (reencarnações de espíritos humanos com corpos ou carnes de outras espécies). Ora, esse ressurgimento do espírito em carne humana aceito por Paulo é reencarnação ou ressurreição do espírito “na carne”, e não “da carne”!

Artigo publicado no jornal O Tempo dia 26/04/2021
Biografia do grande médium psicofônico Izoldino Resende – um Emissário do Cristo Consolador – de Márden Hott, com Prefácio de Sergito de Souza Cavalcanti, e Posfácio do Irmão Tadeu. Informações: (31) 3635-2585 ou contato@editorachicoxavier.com.br

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 86 = 88