Pesquisar
Close this search box.

São Paulo chamava nosso espírito de “sopro”

Home Artigos São Paulo chamava nosso espírito de “sopro”
Home Artigos São Paulo chamava nosso espírito de “sopro”

Paulo não aceitava o Espírito Santo segundo as ideias dos teólogos que o instituíram na Santíssima Trindade

Meus leitores sabem que eu não busco a literatura, mas apenas a linguagem correta para apresentar, com simplicidade e clareza, as ideias de fundo espiritualista, bíblico, teológico de acordo com a doutrina espírita e sem preconceito contra nenhuma outra doutrina. E, assim é que vou tratar, de novo, de mais um desses assuntos de um modo objetivo e direto, sem entrar em pormenores das questiúnculas das polêmicas dos teólogos do alvorecer do cristianismo e de hoje. Atualmente, teólogos católicos dizem que devemos considerar também os teólogos heréticos dos primeiros séculos do cristianismo como parte integrante dos chamados Padres da Igreja, pois, eles também ajudaram a construir a Teologia Cristã…

São Paulo chamava o nosso espírito de ‘sopro’: “É preciso marchar, não segundo a carne, mas segundo o ‘sopro’ (Romanos 8:4). Isso nos faz lembrar o muito conhecido ‘sopro’ (a alma) que Deus, figuradamente, ‘soprou’ nas narinas de Adão, após criar seu corpo do pó da terra, dando-lhe a vida (Gêneses). E, assim, temos mais um exemplo de que Paulo não aceitava o Espírito Santo segundo as ideias dos teólogos que o instituíram na Santíssima Trindade, o que, aliás, foi bem depois que Paulo morreu e que, portanto, nem sequer ele o conheceu, como, aliás, aconteceu também com Jesus.

Realmente, como têm demonstrado à saciedade as matérias desta coluna, o Espírito Santo da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade para Paulo é o conjunto de todos os espíritos humanos. Diz ele: não sabeis que vosso corpo  é templo do Espírito Santo (o sopro santo) que habita em vós? E lembramos que a prova de que se trata mesmo do nosso ‘sopro’ ou alma é que ele tem a identidade de cada um de nós, e não a identidade do próprio Deus. Mas, de fato, é como se Deus habitasse em nós, pois, o ‘sopro’ ou alma é emanado por Deus, por isso é santo, sim, pois, é uma centelha divina. E Deus está em qualquer lugar onde Ele quiser estar, o que é panenteísmo e não panteísmo.

Porém, os teólogos ensinaram que o Espírito Santo da Terceira Pessoa era Deus, o que gerou uma grande confusão no cristianismo e sem solução até hoje. A única explicação que os teólogos deram para essa grande confusão é que se trata de um mistério de Deus. Mas, na realidade, se trata de mistério deles próprios, pois, foram eles que criaram esse imbróglio e que foi transformado por eles em dogma, e ai de quem o negasse… E assim ficou até hoje.

Cabe à cúpula eclesiástica e hierárquica da Igreja Católica  romper essa barreira teológica, ela que é a maior e mais respeitada das Igrejas Cristãs. Isso já levou, inclusive, muitos cristãos para o materialismo…

Com Paulo, valorizemos o ‘sopro’ santo de cada um de nós, e ponhamo-lo em prática!

Artigo publicado no jornal O Tempo em 06/12/2021
PS: Com este colunista: “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior, e a tradução do Novo Testamento completo, Ed. Chico Xavier, (31) 3635-2585, Cássia e Cleia. contato@editorachicoxavier.com.br
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

68 + = 70