
Por exemplo, se cientistas estiverem buscando a causa do mal de Parkinson e a evidência confirmar a hipótese de que níveis de dopamina tem um papel fundamental nessa causa, não cai bem para um ‘cético da Dopamina’ dizer “Bem, é possível que outras causas desconhecidas existam, você não pode concluir que a dopamina seja importante, porque há outras explicações. Você está apenas manipulando as estatísticas.”
Com certeza outras explicações são possíveis, mas nosso cético aqui não pode esperar que cientistas levem a sério o que diz, a menos que ele forneça evidências a favor de sua alternativa (antidopamina), isto é, a menos que ele forneça evidência de que ‘outras explicações’ podem dar conta da doença de Parkinson e tornar a hipótese da dopamina desnecessária ou implausível.
Uma opinião gerada no conforto do sofá sobre cenários imaginários ou possibilidades ‘ad hoc’ não é nem hipótese científica nem mesmo uma alternativa de hipótese. Somente se deve tomar tais alternativas seriamente se forem testadas ou confirmadas, ou, ao menos, se existir evidências independentes que façam a hipótese alternativa algo plausível ou relevante para aquele caso específico.
Por exemplo, para confirmar a ‘hipótese psi’ (sobre a existência de capacidades paranormais), você não precisa excluir qualquer outra possibilidade lógica ou cenário imaginário, porque possibilidades lógicas são, por definição, sempre possíveis e a imaginação é livre e ilimitada.
Hipóteses são confirmadas por suas consequências e predições. Se a ‘hipótese psi’ prediz, por exemplo, que certos cães irão manifestar determinados comportamentos (como no caso da pesquisa de R. Sheldrake), então a hipótese fica confirmada se tais cães manifestarem aquele comportamento por ela previsto. (Confirmado não significa que seja verdade absoluta, mas simplesmente que os dados empíricos a confirmam, pedem por mais pesquisa e que ela seja aceita de forma provisória).
Será que isso exclui outras alternativas ou outras possibilidades imaginárias? Não, mas possibilidades alternativas tem que ser confirmadas e testadas (ou demonstradas como plausíveis naquele caso específico) para que sejam aceitas como reais e pertinentes, não simplesmente assumidas com verdade porque um crítico de sofá não quer aceitar – por quaisquer razões ideológicas – o que a hipótese diz. Caso contrário, seria possível então rejeitar de forma arbitrária um resultado empírico a favor de qualquer hipótese usando de trucagem retórica com base em qualquer outra possibilidade ad hoc imaginável.
Para deixar esses pontos ainda mais claros, vamos supor que estamos examinando a afirmação “Jader Sampaio é o autor do blog espiritismocomentado.blogspot.com“.

- O blog tem uma foto dele e um logo que ele criou;
- Em uma determinada entrevista, um sujeito chamado ‘Jader Sampaio’ diz que aquele blog é dele mesmo;
- O endereço IP (e outras informações técnicas) mostram que o blog pertence a alguém chamado ‘Jader Sampaio’;
- Outros sites têm links para esse blog com a frase ‘Blog de Jader Sampaio’;
Se eu quiser refutar a tese de que espiritismocomentado é de Jader Sampaio, posso usar o truque da ‘possibilidade lógica/explicação ad hoc/cenário imaginário de sofá’ e descartar ou rejeitar as evidências acima:
- Com relação ao nome e ao logo, posso dizer que isso nada prova porque qualquer pessoa pode fazer um blog e colocar como autor ‘Jader Sampaio’ e ainda fazer um logo parecido;
- Com relação à entrevista, posso dizer que se trata de uma evidência anedótica e, portanto, inválida. Além disso, é possível que o sujeito em questão esteja simplesmente mentindo que seu nome seja Jader Sampaio. E, ainda que eu aceite que seu nome seja este, isso nada prova que o blog é dele. De qualquer forma, é apenas ‘um testemunho’ e, portanto, sem muito valor do ponto de vista científico;
- Com relação ao endereço IP, posso afirmar que isso nada prova, porque é possível falsificar um endereço IP ou qualquer outra informação técnica como aquelas relativas a computadores ou um servidor específico;
- Com relação aos links de outros sites para o tal blog e a referência como um ‘blog de Jader Sampaio’, posso mais uma vez dizer que isso nada prova, porque isso pode ser forjado também. De qualquer forma, é uma evidência anedótica (para um cético empedernido e racional como eu, isso nunca prova nada).