Teólogos, estudai mais e chegareis à verdade

Humildade leva à sabedoria

Quem, sinceramente, quer encontrar a verdade que liberta (João 8:32) tem que ser humilde e estudar, também, doutrinas e filosofias de outras correntes diferentes da sua se não quiser ficar isolado, como um sapo dentro da água de sua lagoa, ignorando, totalmente, as imensidões das águas oceânicas.

As ideias sobre Deus são uma das coisas que mais evoluem, deixando para trás ideias absurdas sobre Ele. A fonte das melhores ideias sobre Deus são as escrituras sagradas das grandes religiões, como a Bíblia, o Alcorão, a Bhagavad Gita etc. Mas, como nos adverte São Paulo, não devemos interpretá-las literalmente, pois a letra mata a mensagem das Escrituras Sagradas (2 Coríntios 3:6).

Quando se criou a Universidade de Bolonha, na Itália – que não é a mais antiga, mas que tem funcionado sem interrupção e é considerada por muitos um modelo para as universidades –, sua intenção era e é a de um estudo universal de suas disciplinas, e não a de um estudo isolado delas, e sob a óptica de um entendimento geral, melhor eu diria, universal. Daí o valor de uma universidade e de seus cursos, cujos assuntos estudados seguem pontos de vistas objetivos ou coletivos, e não subjetivos ou individuais e isolados.

Estudar sob uma óptica universal

Tudo o que dissemos nas últimas linhas foi para dizer que os teólogos devem estudar teologia ou Deus numa visão não só sob a óptica das doutrinas de sua religião, mas sob uma óptica que não diríamos ecumênica, mas universal, como o faz a teosofia. Ela estuda todas as bases filosóficas das grandes religiões, comparando-as entre si umas com as outras, tirando suas conclusões racionais e divulgando-as sem se prender a nenhuma delas, pois a teosofia espera que, com o tempo, seus seguidores apresentem inovações sobre elas.

Isso nos demonstra que, realmente, as ideias teológicas e sobre Deus estão sempre, com o decorrer dos tempos, em constantes modificações, o que nos faz pensar que as doutrinas religiosas têm que ser mesmo muito estudadas para tirarmos delas seus inevitáveis erros sobre o que Deus é de fato e o relacionamento dEle conosco.

No entanto, é sobejamente sabido que a grande maioria dos teólogos só se sentem seguros se tiverem suas doutrinas teológicas em consonância com as dos teólogos antigos das primeiras gerações de sua religião. É claro que isso tem certo valor, mas que tem, também, o perigo do excesso do conservadorismo emperrando a evolução das doutrinas teológicas, que leva, sem dúvida, a um melhor aperfeiçoamento das teologias.

É por isso que repetimos: teólogos, estudai mais e chegareis à verdade!

Artigo publicado no jornal O Tempo em 28/04/2025
PS: (*) Com este colunista “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior. Palestras e entrevistas em TVs no YouTube e Facebook. Seus livros estão também na Amazon, inclusive, os em Inglês. E a tradução da Bíblia, NT. Contato Cássia e Cléia contato@editorachicoxavier.com.br

Foto de José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.

Últimas postagens

Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *