Já fizemos recentemente matéria sobre a apometria. Mas como se trata de um assunto ainda pouco conhecido, mesmo nos meios espíritas, volto a ele nesta coluna. Pela etimologia, essa palavra é formada por dois vocábulos gregos: “Apó”, preposição ‘além de’, e “metron”, substantivo ‘medida’.
Apometria significa, pois, além do que é medido. O que é medido é a matéria ou que tem corpo. A apometria ganhou a classe médica que, de tanto estudar e examinar o corpo humano, vem descobrindo que ele tem, de fato, enquanto está vivo, algo mais, ou seja, o espírito, que sai do corpo que morre. Ela tem muito a ver com o espiritismo, a teosofia e, praticamente, com todas as correntes espiritualistas, mas pincipalmente com o espiritismo, a Teosofia, a Medicina Holística, inclusive mandalas e a anamnese (recordação do passado ou coisas de vida passada).
A saída do espírito, com seu perispírito, do seu corpo, geralmente, quando a pessoa dorme ou está em estado alterado de consciência como quando está sob o efeito de anestesia geral, desmaiada e na meditação profunda. Essa saída do corpo Kardec denominou de emancipação (Livro dos Espíritos capítulo 8: questões 422-438). O povo a chama de viagem astral.
Trata-se do fenômeno de a pessoa estar presente, ao mesmo tempo, em dois lugares diferentes. Dado ao pouco conhecimento dela, principalmente no passado, a Igreja que a denominou de bilocação achava que ela fosse o que ela chama de milagre. E não é necessário que a pessoa seja médium.
Essa saída do espírito junto com seu perispírito do corpo é quase que um sinônimo de apometria, por ser muito relacionada com ela. Há espíritas que acham que ela não foi ensinada por Kardec, foi sim. Apenas com outro nome usado na época: emancipação. E a maioria das pessoas já envolvidas com a apometria é de espíritas praticantes e com grande parte de médiuns. E como ela tem que ser exercida com muito amor, é assim que a praticam. Pela mediunidade, os apômetras estão muito ligados também à Umbanda, ao Camdomblé e a outras correntes religiosas, embora ela seja independente de religião. E como ela lida com espíritos, contata também a equipe de Bezerra de Menezes, mestres ascensionados como Mória, Maitreia, Saint Germaint, Hilarion etc e mesmo Jesus.
A apometria quântica é um novo tratamento energético de doenças, pois, ela lida com os espíritos com pulsos energéticos através dos átomos e, também, com espíritos de outras dimensões, tendo uma certa semelhança com a Medicina Holística. Para saber mais, recomendamos os livros de apometria do médico gaúcho, doutor José Lacerda de Azevedo: “Espírito e Matéria” e “Energia e Espírito”, que são os melhores de apometria (Ver também outros livros de apométria de outros autores na internet).