Costumamos dizer que a toda a antítese, cria-se uma tese. Este foi o objetivo dos debates no Fórum Evangelho em sua segunda versão em meados do ano de 2005 a 2006, vindo a sair do ar todo o fórum em meados do ano de 2006 por diversas razões aos quais não nos compete citá-las. Estes debates foram travados entre espíritas e demais adeptos de crenças protestantes dos mantenedores deste fórum, onde participaram os espíritas Alicia Caldas, Douglas Camillo, Waldemar Buchwitz, Thiago Toscano Ferrari e o Mauricio C.P., revisado todas as participações deles pelo Grupo de Apologética Espírita que muito contribuiu para este trabalho.
Ocorre que este Fórum Evangelho veio a ser reaberto em meados de 2009, conforme podemos verificar no link “http://www.forumevangelho.com.br/”. Novamente alguns colunistas participaram em defesa da Doutrina espírita com apoio de outros espíritas, tal qual cito o Arnaldo Ferreira de Paiva, Marcos Arduin, SSBezerra, Jax e do espiritualista Anderson Luiz Louzada. Pois bem, os temas não voltaram aos assuntos abordados a este e-book, mas trataram de outros temas que não compete transformarem em artigos por serem temas marginais a Doutrina Espírita, tal como o sofriemento de Jesus na cruz e o que o motivou por parte do Eterno em permiti-lo, o que denota que a causa foi completamente política, através do império romano, e religioso pelos judeus à época. Enquanto os protestantes defendem que deveria ser remido o pecado de Adão para perdão dos pecados de todos os cristãos, esboroam que o pecado, ou erro continua a ser praticado até os dias de hoje e a teologia do sangue, ou transubstanciação está deveras tratado nesta obra.
Após verificamos todos estes tópicos com temas propostos a pesquisas, passaremos agora aos nossos textos que defendemos a Doutrina Espírita na segunda versão do fórum em meados de 2005 e 2006, conforme citamos ao início de nossa abordagem. Resolvemos separar os textos por classificação de um sumário, visando facilitar a consulta dos demais leitores.
O Colunista Mauricio C.P. é o autor dos textos de Jesus disse que João Batista era Elias reencarnado? e Allan Kardec pode ser considerado um racista?. O artigo Os fenômenos mediúnicos contidos na Bíblia foi elaborado por Alicia Caldas, Douglas Camillo, Waldemar Buchwitz, Thiago Toscano Ferrari e o Mauricio C.P. O colunista Thiago Toscano Ferrari é o autor dos artigos Ecleciastes sob escrutínio que é em parceria com Mauricio C.P., A fé sem obras está morta, A Reencarnação, a Comunicação com os Mortos e as Pesquisas Científicas, Comunicação com os mortos na Bíblia, Há diferença entre o Cristianismo e Espiritismo?, O Diálogo entre Jesus e Nicodemos, O Evangelho de Judas, Quem realmente é Satanás e quem são os demônios?, Reencarnação ou Penas Eternas? E Seremos salvos ou teremos que nos salvar?
O artigo inicial A Torá e a Reencarnação de autoria do colunista Thiago Toscano Ferrari se transformou em um e-book e saiu desta obra, mesmo tendo nascido nesta lista de discussão, que já mencionamos, mas que, devido ter tomado uma abrangência deveras extensa, necessitava de um espaço único para ser tratado e que em breve será publicado.