A razão dá as cartas da Fé

Embora os teólogos não deixem o assunto vir à tona, o problema crucial do cristianismo, hoje, são alguns de seus dogmas criados por teólogos do passado que nem conheciam bem a Bíblia, mas se julgavam infalíveis, quando nem Jesus tem todo o conhecimento, atributo esse apenas de Deus Pai (Mateus 24,36). Esses dogmas eram de crença obrigatória. E foram mantidos não pela razão, mas pela força, em que pese são Tomás de Aquino ter dito que a fé não pode violentar a razão.

Os teólogos instituíram a Santíssima Trindade, a partir dos Concílios Ecumênicos de |Nicéia (325) e Constantinopla (381). Para isso, primeiro transformaram Jesus em outro Deus, e depois criaram o Espírito Santo, doutrinas essas pagãs, politeístas e contrárias à Bíblia. Eles explicam, mas não convencem, que não se trata de três Deuses, mas de Três Pessoas em um só Deus. Mas Deus não é pessoa, pois se o fosse, ficaria limitado, quando Ele é infinito.

E, como se esquecessem de que ensinam que são Três Pessoas, mas um só Deus, os teólogos repetem, a todo instante, que Jesus é Deus e o Espírito Santo também o é. Eles afirmam, pois, e negam ao mesmo tempo uma idéia, daí o tal de mistério deles e que eles dizem que é de Deus!

Além disso, os teólogos dizem que nós podemos orar a cada Pessoa da Trindade, em separado, como se tratasse mesmo de três Deuses! Jesus, porém, não orava ao Espírito Santo, mas só a Deus Pai, e nos passou esse ensino. Aliás, se Jesus fosse também Deus, Ele oraria a si próprio! Porém Ele jamais se denominou Deus, mas apenas Filho de Deus. Os caninos consideram o seu dono como se fosse uma espécie de deus para eles. E se eles pensassem, certamente “caninomorfizariam” também o homem, tal qual o homem antropomorfizou Deus!

Maria Santíssima, por ser Mãe de Jesus, é Mãe simbólica de todos nós, mas nunca de Deus, que não pode ter mãe nem pai. Por que não se diz que são José é pai adotivo de Deus? Deus, sim, é Pai e Mãe de Jesus e de todos nós. Mas o próprio fato de Jesus ter pai e mãe impede-O de ser Deus. Por acaso, o Deus Pai, único e verdadeiro, tem pai e mãe? Ontem, certas doutrinas pagãs, politeístas e mitológicas invadiram o cristianismo e foram mantidas pela Inquisição. Mas hoje, é a razão que dá as cartas para uma fé verdadeira, sólida, inabalável!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.

Últimas postagens