Pesquisar
Close this search box.

A Reencarnação no Evangelho

A doutrina da reencarnação é a maior, a mais universal e a mais antiga da História da Humanidade. Mas porque ela foi retirada do cristianismo, no Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), concílio esse convocado e comandado pelo imperador Justiniano, ainda até hoje existe, nos meios cristãos, principalmente entre os evangélicos, que são as igrejas reformadas fundadas, a menos de um século, uma grande resistência contra a teoria ou fenômeno da reencarnação, como preferem chamá-la uma boa parte dos cientistas que a pesquisam.

E esses meios cristãos citados recorrem muito à Bíblia para condenar essa teoria das vidas sucessivas, o que é um grande equívoco, pois há várias passagens bíblicas que sugestionam e até que falam abertamente sobre a reencarnação. É verdade que essa palavra não está na Bíblia, pois ela foi criada bem depois do advento do Antigo Testamento.(1) Mas há nela outras palavras sinônimas de reencarnação, como geração dos espíritos, renascimento e a própria palavra ressurreição, já que, pela Bíblia, é o espírito que ressuscita. A ressurreição do corpo é um dogma que respeito. É ele que é contra a reencarnação, e não a Bíblia. A reencarnação, pois, pela Bíblia (1 Coríntios 15: 44; e 1 Coríntios 15: 50) é a ressurreição do espírito na carne, o qual ressuscita também no mundo espiritual, quando o corpo morre.

Hugo Alvarenga Novaes, por conseguinte, foi muito feliz ao escrever este livro ―A Reencarnação no Evangelho‖, muito oportuno para o momento, o qual é pequeno em volume, mas grande em conteúdo, demonstrando-nos, em conhecidas passagens evangélicas, a grande verdade bíblica da reencarnação, que, hoje, conta também com o respaldo de vários segmentos científicos.

Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2013.
José Reis Chaves

Picture of Hugo A. Novaes
Hugo A. Novaes
Escritor autodidata, com profundo conhecimento da Doutrina Espírita. Estuda o Espiritismo codificado por Allan Kardec a aproximadamente 20 anos, Além de diversos artigos, escreveu três livros: A reencarnação no Evangelho, A ideia da reencarnação está no Evangelho e Reflexões bíblicas e doutrinárias.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *