Nesta terceira revisão, além de novas bibliografias judaicas especializadas, incluímos a posição científica sobre a Terapia de Vidas Passadas, ampliando significativamente o trabalho inicial. Observamos que até mesmo dentro do judaísmo as traduções não são unânimes, mas a tradição oral se destaca. Além disso, incluímos pesquisas de obras não espíritas, como as de Brian Weiss, que oferecem um importante posicionamento científico.
Este tema, não explorado por Kardec, foi ampliado com novas descobertas e pesquisas, tornando a pesquisa mais robusta. A discussão começou em um fórum protestante, envolvendo judeus, protestantes, católicos e espíritas, por volta de 2005-2006. Embora o fórum tenha sido desativado, os debates e estudos continuam a enriquecer o trabalho.
Após anos de refinamento de ideias e comparação entre textos hebraicos, gregos, latinos e portugueses, chegamos a um entendimento claro sobre passagens importantes do Êxodo na Torá e Tanah. Nossa abordagem busca compreender a visão dos judeus na época de Jesus sobre a reencarnação, documentada no artigo “O diálogo entre Jesus e Nicodemos”.
Analisaremos passagens polêmicas do Antigo Testamento que fundamentam a reencarnação, frequentemente ocultada pelas traduções atuais. Examinaremos se os judeus acreditavam na reencarnação e como a entendiam, destacando que dentro do judaísmo existem correntes divergentes sobre o tema.
Boa leitura!