Adão acorda!, disse Deus

Leiamos os seguintes versículos do capítulo 2 de Gênesis:

18. Iahweh Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda.

21. Então Iahweh Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele dormiu. Tomou de uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirara do homem, Iahweh Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem.

22. Então o homem exclamou: “Esta, sim, é osso de meus ossos e carne de minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do homem!”.

23. Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne.

24. Ora, os dois estavam nus, o homem e a mulher, e não se envergonharam.

É bem curioso o fato de Deus criar os animais machos e fêmeas, ou seja, em casais, e o homem não, pois só algum tempo depois de tê-lo criado é que se deu conta disso, resolvendo a partir de então criar a mulher para servir-lhe de auxiliar, e não de companheira como geralmente se pensa. O fato de ser uma auxiliar é prato cheio para os machistas, que daí sustentam que a mulher foi criada “para” o homem, enquanto que pelo “espírito da letra” somos levados a ver a igualdade entre ambos os sexos.

Ficamos atordoados e sem entender como Adão, ao ser apresentado a Eva, teve certeza de que “Esta sim, é osso de meus ossos e carne de minha carne” se ele estava em sono profundo nos braços de Morfeu.

Pensando sobre isso, surgiu-nos uma hipótese para o ocorrido: seria o primeiro caso relatado de emancipação da alma, ou o que, vulgarmente, se denomina de viagem fora do corpo? Ademais, ao afirmar que “Esta sim, é…” tem-se a impressão de que Adão já havia sido apresentado a alguma outra mulher que não teria sido “osso de meus ossos e carne de minha carne”.

Há milhares de relatos de pessoas que, quando estavam sob efeito de anestesia geral, para se submeterem a uma operação cirúrgica, seus Espíritos se desligaram do corpo e, nessa condição, fora da prisão no corpo físico, deram conta de tudo quanto acontecia no exato momento em que os facultativos e a equipe de auxiliares faziam a cirurgia; alguns inclusive chegam a citar diálogos entre eles.

Quando ouvimos alguém citar esse texto bíblico, a impressão que tivemos foi de que o verso “Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne” era fala de Adão, que, segundo os textos bíblicos, não teve pai nem mãe biológicos. Porém, trata-se da fala do redator, cujo teor, julgamos, nada tem a ver com história, é algo totalmente deslocado do contexto; daí não entendermos a locução “por isso”, no verso 23, com a qual o narrador estabelece uma conclusão do que se estava falando anteriormente.

 

Paulo da Silva Neto Sobrinho
nov/2012.

Referências bibliográficas:
Bíblia de Jerusalém, nova edição, revista e ampliada, São Paulo: Paulus, 2002.

Pintura Michelangelo: http://www.almacarioca.net/michelangelo-histrias-do-gnesis-teto-da-capela-sistina/

Este texto foi publicado: – revista Espiritismo & Ciência, nº 106. São Paulo: Mythos Editora, set/2013, p. 42-43.

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.

Últimas postagens