A palavra apometria vem do grego “apo” (além de) e “metron” (medida). Dizemos que se trata do que existe além da matéria, que exatamente por ser além da matéria, não pode ser medido. Essa palavra é ainda pouco conhecida, mas é muito importante para a medicina e o espiritismo em sua parte ciência. Por isso, vai ser já, já muito conhecida.
O psiquista, farmacêutico e bioquímico doutor Luiz José Rodriguez, de Porto Rico, que se mudou para o Rio de Janeiro, RJ, na primeira metade do século 20, espiritualista não espírita, foi quem criou a terapia hipnometria, a qual, depois de contatos entre ele e o médico gaúcho espírita, doutor Lacerda, inspirou este doutor Lacerda a criar a terapia apometria, em 1965, em Porto Alegre, RS. A apometria ou saída do corpo e que Kardec chamou de Emancipação (Livro dos Espíritos capítulo 8: questões 422-438) é chamada, popularmente, de viagem astral. O cientista e escritor italiano Ernesto Bozzano e a Igreja a denominaram de bilocação (estar presente, ao mesmo tempo, em dois lugares diferentes, mesmo que sejam muito distantes um do outro).
Repetindo, para reforçar o que já falamos, essa palavra apometria vai ficar já, já muito conhecida, exatamente porque está ganhando, cada vez mais, a classe muito respeitada dos médicos e o espiritismo científico, que é também muito respeitado exatamente por ser igualmente, uma ciência. Aliás, Kardec deixou claro que, se no futuro, houvesse diferença entre a doutrina espírita de a Ciência, que os espíritas seguissem a Ciência.
Uma pequena ala do espiritismo, de início, costuma ter dificuldades para aceitar a apometria, dizendo que ela não é o espiritismo de Kardec. Dizemos que ela não é o espiritismo de Kardec completo, mas é parte dele. E o próprio Kardec, como vimos, nos aconselhou a seguirmos a Ciência, em caso de haver divergências entre a doutrina e a Ciência. E é claro que a evolução não para, então, algumas coisas novas estão sempre aparecendo e, desde que não sejam contrárias à doutrina espírita, devem ser acrescentadas a ela. E quanto às verdades científicas, vimos que devem ser acatadas, desprezando-se as espíritas contrárias a elas.
Porém, a apometria apenas pratica mais a mediunidade e a emancipação dos espíritos do que a doutrina espírita. Um exemplo é a frequente manifestação dos pretos velhos que, no espiritismo não é muito comum. Ademais, a apometria enfatiza muito que sua prática tem que ser com amor. Onde está, pois, o que é contra o espiritismo? Afirmamos que a apometria não é contra o espiritismo, mas apenas é mais do que ele. E se ela identifica-se mais com a umbanda, os umbandistas e seus espíritos são também filhos de Deus…