Pesquisar
Close this search box.

As reencarnações do espírito do homem que morre uma vez só

Home Artigos As reencarnações do espírito do homem que morre uma vez só
Home Artigos As reencarnações do espírito do homem que morre uma vez só

Os adversários religiosos da doutrina espírita e do fenômeno da reencarnação repetem sem parar, como nem papagaios, a passagem de Hebreus 9: 27: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, e depois disso o juízo.” E falam isso como nem papagaios, porque nem sabem o que estão dizendo, pois o sentido principal desse texto está no versículo 28 seguinte: “Assim também o Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”

Quando, pois, o autor dessa passagem bíblica escreveu esses dois versículos, ele não pensou nem a favor nem contra a reencarnação. Mas os adversários dela querem se concentrar só no versículo 27, aleijando o sentido verdadeiro do texto, na visão do seu autor, que é o sacrifício de Jesus na cruz, que dispensa para sempre todos os outros sacrifícios. Recomendo, pois, aos leitores desta coluna em O TEMPO que leiam não apenas o versículo 27, mas também o 28, que é complemento do 27, a fim de que constatem essa grande verdade inquestionável que estamos mostrando nesta matéria. Realmente, a leitura de apenas o versículo 27 aleija o sentido verdadeiro que o autor de Hebreus quis dar ao texto. E aproveitamos o ensejo para dizer que o autor de Hebreus não é são Paulo, como até há pouco tempo se pensava, mas um discípulo de são Paulo.

Os judeus saduceus eram meio materialistas, pois não aceitavam a existência dos anjos, dos espíritos e da ressurreição dos mortos (Atos 23: 8). E os judeus, de um modo geral, viam o homem apenas pelo seu lado visível, ou seja, o corpo, já que não entendiam quase nada do espírito. E, por isso, quase não falavam nele. Isso levou Jesus, a dizer-lhes que a carne para nada aproveita (João 6: 63).

Também são Paulo deixa bem claro que o homem fenomênico, que é o homem visível ou carnal, não é o que ressuscita, mas o espírito dele: “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios 15: 44). E reforça essa verdade com outra passagem: “Isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” (1 Coríntios 15: 50). E Jesus dá também um cheque mate na ressurreição do corpo com a afirmação já citada acima, mas que vamos repetir: “A carne para nada aproveita” (João 6: 63). E ainda é o excelso Mestre quem ensina também: “Porque na ressurreição nem casam nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.” (São Mateus 22: 30). Ora, se os ressuscitados são como os anjos, que são espíritos sem corpos, logo a ressurreição é também só dos espíritos.

É claríssimo, pois, que a leitura de Hebreus 9: 27, mesmo sem a do versículo 28 seguinte, cuja leitura recomendamos em linhas anteriores, deve ser entendida que o homem nesse texto é só o seu corpo, ou seja, o homem exterior,  carnal, sem a inclusão de seu homem interior, imortal, invisível, ensinado por são Paulo. (Romanos 7: 22).

E eis mais uma passagem bíblica mostrando que o homem tem um espírito, que é seu homem interior, que não deve ser confundo com o homem exterior, que é o que morre uma vez só, pois não pode morrer duas vezes: “Há um espírito no homem” (Jó 32: 8). E é esse espírito ou homem interior que reencarna, até um dia, ele poder passar pela difícil porta estreita, símbolo da salvação!

 

José Reis Chaves
Agosto / 2016

PS: Recomendo o DVD “Luz da Escola de Clóvis e Nina – A Morte é Simples Mudança”. Versátil Digital Filmes: (11) 3670-1960. www.dvdversatil.com.br

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

4 + 6 =