Consultado a respeito do que a Doutrina Espírita diz sobre a Astrologia, fomos à pesquisa e levantamos alguns pontos sobre este assunto.
Devemos, antes de mais nada, saber o que significa este termo. Recorremos à Enciclopédia Encarta que traz o seguinte:
Astrologia, disciplina que observa, analisa e estuda as posições e movimentos dos astros, relacionando-os com fenômenos ocorridos na Terra. Os astrólogos afirmam que a posição dos astros na hora exata do nascimento das pessoas — além dos movimentos astrais posteriores — influem no caráter e destino dos seres humanos. Cientistas negam os princípios da astrologia, mas milhões de pessoas creem e praticam-na.
Os astrólogos fazem mapas astrais, também chamados de horóscopos, localizando a posição dos astros em um momento determinado. No mapa astral encontra-se a eclíptica — trajetória aparente do sol, através do céu, durante o ano — com as doze casas dos signos do zodíaco: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. A cada planeta (incluindo o Sol e a Lua) emprestam-se características, dependendo do lugar da elíptica e do momento em que o horóscopo é feito. O horóscopo também se divide em doze casas, relativas às 24 horas gastas pela Terra para dar uma volta completa em torno de seu eixo. Cada uma destas casas relaciona-se com situações da vida. Os astrólogos fazem suas previsões interpretando a posição dos astros dentro dos signos e das casas do horóscopo.