Em nossos estudos, não raras vezes, citamos a coleção da Revista Espírita só para ter o “prazer” de ver a cara de espanto de grande parte dos presentes. Percebemos que a maioria dos frequentadores nunca ouviu falar dela, embora Allan Kardec (1804-1869), tenha recomendado a sua leitura, inclusive, dizendo que o seu conteúdo completa as obras: O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns (1). Ao relacionar as obras para os que quiserem ter noções preliminares do Espiritismo, o Codificador recomenda esta ordem:
“1ª O que é o espiritismo – […].
2ª O livro dos espíritos – […].
3ª O livro dos médiuns – […].
4ª Revista Espírita – Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, e que representam, de certo modo, a sua aplicação. Sua leitura pode ser feita ao mesmo tempo que a daquelas obras, porém, será mais proveitosa e, sobretudo, mais inteligível, se for feita depois de O livro dos espíritos. (2)
Isso não deveria ser surpresa para ninguém, mas, talvez, estejamos estudando superficialmente as obras da Codificação e, com isso, passando por cima de detalhes importantes. De nossa parte, confessamos ter sido surpreendidos com a recomendação da leitura de O Que é o Espiritismo como primeira obra a ser lida, pois, via de regra, se recomenda a leitura de O Livro dos Espíritos.