“Gente há que diz que eu disse isso ou disse aquilo. Pode ser falso.” (CHICO XAVIER)
Do site da revista Lado A (1), transcrevemos o seguinte trecho do artigo “Chico Xavier era homossexual, diz Gasparetto”, postado em 16 de maio de 2007 (2):
O apresentador e médium Luiz Gasparetto, 57, fez a afirmação sobre a homossexualidade do maior médium brasileiro em entrevista para a revista G Magazine deste mês. Segundo o filho da escritora Zíbia Gasparetto, homossexual assumido, o próprio mestre do espiritismo brasileiro interveio junto a sua mãe quando ele ainda era adolescente. “Esse menino é tão bom, tão cheio de dons, que isso não deve ser algo ruim”, teria dito Xavier. “Depois o Chico Xavier, que também era homossexual, falou para minha mãe não se incomodar”, disse Gasparetto para a dupla de jornalistas Daniela Salú e Rodrigo de Araújo, que assinam a matéria intitulada Terapeuta Pop.
Segundo o livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, publicado no ano de 2003, o médium não aceitava o rótulo de homossexual e seria celibatário. “De que vale um perfume preso a um frasco?”, “Por que ficar preso a uma mulher?”, “Minha família é a humanidade” teria dito o médium falecido em 30 de junho de 2002, aos 92 anos de idade. (3) (grifo nosso)
Veremos, no desenrolar desse capítulo, se podemos confiar no (pré)julgamento de Luiz Gasparetto (1949-2018) quanto a Chico Xavier ter sido homossexual.