Não estranhe, caro leitor, a afirmação constante do título. Mas, não fomos nós que dissemos isso, sabe quem? Foi Emmanuel. Leiamos da obra A Fascinante História de Chico Xavier o seguinte trecho:
No decorrer do processo movido pela família de Humberto de Campos, Chico, então com 34 anos, temeu muito com a possibilidade de ser preso. Após receber uma convocação para depor, ele entrou em pânico e rogou a Deus que o protegesse, chegando até a pedir que, se tivesse de ficar preso, que fosse em Belo Horizonte, e não no Rio de Janeiro, pois julgava que, na primeira cidade, o povo já o conhecia e ele seria mais bem tratado.
Emmanuel, vendo o desespero de Chico, asseverou: “Meu filho, você é uma planta muito fraca para suportar a força das ventanias… Tem ainda muito que lutar para um dia merecer ser preso e morrer pelo Cristo”.
Chico entendeu o recado e se acalmou um pouco no decorrer do processo. (1) (grifo nosso)
Ora, aqui vemos um Chico Xavier sentindo medo diante da possibilidade de ser preso, atitude própria de qualquer homem comum, numa situação semelhante.
Ao dizer “você é uma planta muito fraca para suportar a força das ventanias…”, Emmanuel caracteriza seu protegido como uma pessoa ainda carente de fortaleza moral e quiçá ainda longe da fé que transporta montanhas, para estar em condições de se sacrificar pelo Cristo.