Criacionismo e Evolucionismo

A questão da criação por Deus do mundo, do homem e dos outros seres vivos, bem como a da evolução, criou muitas celeumas entre os teólogos e os cientistas materialistas do passado. Mas hoje, os teólogos não consideram incompatíveis o criacionismo e o evolucionismo, exceto uma parte dos teólogos evangélicos. Para stº Agostinho, Deus criou todas as coisas em esta do potencial (de semente).

De fato, cada espécie tem o gérmen de seus descendentes, que vão surgindo, transformando-se e renovando os seres vivos da Terra. Aquela teoria bíblica de que Deus fez o mundo em seis dias, e o boneco de barro chamado Adão, em cujas narinas Deus soprou, é mitológica, se interpretada ao pé da letra. A idéia é de que o corpo adâmico veio da terra. Os seis dias da criação são períodos de milhões de anos cada um. E Deus poderia esta descansando até hoje, se interpretássemos também literalmente o texto! Como se sabe, Deus é incansável.

Huberto Rohden, em “O Homem”, condena a teoria mitológica ou da interpretação literal da Bíblia. E, segundo ele, o homem não vem do animal, mas de Deus, através do animal, como a água vem da fonte através do cano. Porém não entendemos por que Rohden condena a tese do fisiologista inglês Darwin.

Vejamos. Se para Rohden, a fonte do homem é Deus e não um animal, o que é certo, mas ao mesmo tempo ele aceita que o homem vem através do animal, ele está também aceitando que o homem, em seu espírito ou sua essência numenal, teve seus momentos de estar, igualmente, em um animal, como a água teve seus instantes de estar num cano. Por que, então, esse animal ou um dos animais não poderia ser o macaco, em consonância com Darwin?

O criacionismo é uma grande verdade, pois fomos criados por Deus. E temos duas evoluções: a biológica (animal ou darwinista) e a espiritual (moral), norteada pelo nosso intelecto e nosso livre-arbítrio. “Somos transformados de glória em glória, na própria imagem do Senhor” (2 Co 3,18), caminhando sempre na direção da perfeição do Pai, até que adquiramos, um dia, o estado angélico ou de espíritos puros!

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José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.