Pesquisar
Close this search box.

Deísmo, Teísmo e Ateísmo

Existem três correntes que expressam o conceito sobre Deus: Deísmo, Teísmo e Ateísmo.

O Deísmo é a doutrina desenvolvida pelos Iluministas, mas foi Cícero o seu primeiro representante. No Deísmo Deus criou o mundo com leis fixas e foi embora, não agindo diretamente em nada nem em ninguém, deixando a vida correr sem interferência, por este motivo, a maioria não reza para Deus. É como o relojoeiro que, ao fabricar um relógio, não interfere mais em seu funcionamento. Não aceita revelação divina, dogmas ou tradição. O Deísmo entende a existência de Deus através da razão. Na esfera metafísica, como a existência ou não de vida após a morte, o deísta pode criar sua própria opinião sobre isso. Não aceita livros inspirados como a “Palavra de Deus”, ou da maneira como Deus quer que nós ajamos moralmente, pois, no meio de tantos ordenamentos há  práticas pertinentes a cultura local onde se originou a religião. O Deísta entende que a estrutura do Universo é tão complexa, que não pode ter sido criado pelo acaso. Isso prova que existe um Criador transcendental que gera e mantém o universo. Você pode não saber quem construiu o relógio, mas certamente existe o relojoeiro, pois ele não surgiu por encanto. Benjamin Franklin, Isaac Newton, Thomas Jefferson, George Washington, Lock, Thomas Pain e Voltaire eram deístas.

O Teísmo é doutrina comum nas religiões monoteístas que admite um Deus pessoal com atributos humanos em elevado grau, tais como: infinitamente bom, justo, amoroso, onipotente, onisciente, soberano. O Deus que faz e acontece, aquele que protege, sendo a forma que as religiões divulgam. No Teísmo é aceito a revelação divina, a existência de um único Deus, de caráter pessoal e transcendente que faz intercâmbio com humanos. Começou a ser divulgado a partir do século XVII, com o teólogo inglês Ralph Cudworth.

O Ateísmo também é uma doutrina, oposta ao teísmo e deísmo. Não aceita a existência de divindades ou experiência transcendental. Só acredita naquilo que pode ser provado, mas como Deus é metafísico é impossível provar cientificamente a sua existência. São os partidários do chamado materialismo científico. Muitas vezes o termo deísmo é confundido com ateísmo. As doutrinas marxistas defendem o ateísmo, assim como os filósofos Nietzsche e Bertrand Russell.

Artigo publicado no jornal Folha do Interior em 07/06/2023 (CLIQUE AQUI)

Picture of Luciano Ribeiro
Luciano Ribeiro
Articulista do GAE desde 2005. É Técnico em Eletrônica, Licenciado em Filosofia e Colunista da Folha do Interior. Iniciou no Movimento Espírita em 1982, cursando o ESDE, Estudo Sistematizado da Doutrina Espirita.