Pesquisar
Close this search box.

Deus e Jesus Cristo são um, mas não em poder

Home Artigos Deus e Jesus Cristo são um, mas não em poder
Home Artigos Deus e Jesus Cristo são um, mas não em poder

Teólogos antigos cometeram erros em suas interpretações

A Bíblia não pode ser interpretada com uma simples leitura e sempre literalmente, mas com reflexões profundas, para que não caiamos em erros, principalmente em questões a respeito de Deus. Os teólogos antigos, imaturos nas suas ideias sobre Ele, cometeram erros nas suas interpretações bíblicas sobre o que, realmente, Deus é, pois eles e a própria Bíblia até receberam influência da mitologia. Ademais, os teólogos amedrontavam as pessoas, pregando um Deus amedrontador, em vez de um Deus de amor…

E os escritores daquele tempo não tinham os recursos e facilidades que temos hoje para escrever, ajudando-nos muito para expressar corretamente e bem as nossas ideias, como o computador que nos auxilia tanto, tornando tudo mais fácil para os profissionais da escrita. E, naquele tempo, era tudo na base da pena de galinha embebida na tinta nos tinteiros.

Uma coisa que nós, espíritas, por grande e constante experiência, sabemos, como dois mais dois são quatro, é que, para termos contato com um espírito, é necessário que tenhamos sintonia com ele. E Jesus tinha uma perfeita com Deus Pai. Alguns autores espíritas até dizem que Jesus é médium de Deus. Ele, pois, e Deus Pai são um em sintonia ou vibração, mas não em identidade e poder. Vejamos alguns exemplos bíblicos em que fica clara essa grande verdade de que Deus Pai, o Deus propriamente dito, o Todo-Poderoso, tem mais poder do que Jesus Cristo. “Deus ressuscitou ao Senhor e, também, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1 Coríntios 6: 14); “Dessarte matastes o autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas” (Atos 3: 15); Paulo diz que Jesus Cristo é o Primogênito das criaturas (Colossenses 1: 15 a 20), a primeira criatura a ser criada.

Em Portugal, num seminário, um senhor me perguntou se seria do Universo ou da Terra, eu respondi que Paulo não deixa isso claro, mas que, para mim, ele se referiu ao nosso planeta e disse que, se Jesus Cristo fosse Deus, Ele não poderia ser criatura, pois Deus é incriado. E “Ouvistes o que eu vos disse: Vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu” (João 14: 28).

Para quem valoriza os textos da Bíblia, os exemplos mencionados dão provas cabais de que Deus, somente Ele, é que é mesmo o Todo-Poderoso, o que não é surpreendente, pois Deus é Deus… O que se diz mais são elucubrações dos teólogos, que respeitamos, pois eles, coitados, não são infalíveis e estão sujeitos, como qualquer um de nós, seres humanos, a errar… E é o que o afirma este conhecido dito popular: “Errar é humano!”, o que é confirmado por este outro dito, também popular: “Só não erra quem não faz!”

Artigo publicado no jornal O Tempo em 28/02/2022
Com este colunista: “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior, e a tradução do Novo Testamento completo, Ed. Chico Xavier, (31) 3635-2585 Cássia e Cleia. contato@editorachicoxavier.com.br
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 38 = 44