Dois séculos de Kardec

Em 3 de outubro de 1804, nascia em Lyon, na França, Hippolyte Rivail, filho do juiz Jean-Baptiste Antoine Rivail e de Jeanne Louise Duhamel, uma família católica. O jovem Hippolyte foi estudar na Suíça, no Instituto de Yverdon, de orientação protestante, fundado e dirigido pelo notável pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi.

Em suas pesquisas espíritas em Paris, Hippolyte ouviu de um médium que, numa encarnação passada, ele tinha sido um druida (sacerdote dos celtas), com o nome de Allan Kardec, que passou a adotar como pseudônimo. Formou-se no curso de Letras e Ciências (Física, Química, Astronomia e Anatomia). Aluno brilhante que foi, Kardec, às vezes, substituía Pestalozzi nas aulas. Era um poliglota. Falava, além do francês, alemão, inglês, italiano, espanhol e holandês.

Com 20 anos, publicou seu primeiro livro didático “Cours Pratique et Théorique d’Arithimétique”. Aos 24 anos, fundou uma instituição de ensino, que mais tarde passou a ser denominada de Lycée Polymathique, e que funcionou até 1850, quando encerrou suas atividades de professor. Kardec foi o primeiro estudioso em profundidade dos espíritos, pois os estudou com o máximo rigor científico, mesmo porque até então era um céptico. Era o período de pós – Revolução Francesa, quando as idéias materialistas de Marx, Darwin e do positivismo de Compte estavam em moda na Europa.

As Igrejas Católica e Protestantes, recém-saídas da Inquisição, estavam desmoralizadas, impotentes, pois, para fazer frente a essa situação. E foi Kardec, com seu estudo não dogmático, mas científico e racional, da Bíblia, e também, com os seus livros espíritas, que conseguiu dar um chega pra lá no materialismo da época. Realmente, foi iluminadora a sua missão.

A Revista das Religiões (Superinteressante Nº 15), numa matéria de capa, afirma: “Graças a ele, a história das religiões nunca mais foi a mesma.” De fato, muita gente já sabe que foi Kardec quem fez a maior reforma do Cristianismo. Parabéns, Kardec, pelo seu Bicentenário.

E que Deus o recompense pelo seu magnífico trabalho em busca de luz para aquilo que nós somos em essência, ou seja, o nosso esquecido lado espiritual, que é o que pertence ao reino dos céus! “Procurai primeiro as coisas do reino dos céus, e as outras vos serão dadas por acréscimo.”

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.