“A verdade sempre aparece, com, sem e apesar dos que, voluntária ou involuntariamente, vedam os próprios olhos e se fingem de cegos.” (PEDRO CAMILO)
Agora, no início de fevereiro/2023, o amigo Marcus Vinícius, residente em Lavras, nos enviou dois documentos: a) As vidas sucessivas de Emmanuel e b) “Sacerdote católico que fui”. (1) Ambos já havíamos visto na fonte neles citada, mas passamos por cima de algo bem interessante. Isso sempre acontece, não sabemos se é por falta de atenção ou se, no desenrolar dos anos, vamos acumulando novos conhecimentos que nos permitem ter os “olhos mais abertos”.
Em julho de 2007, a Editora Vinha de Luz, sob a direção de Geraldo Lemos Neto, publicou a 1ª edição do livro Deus Conosco, pela “prestimosa organização de Wanda Amorim Joviano” (2). Na Apresentação, datada de 18 de abril de 2017, informam-nos que ele “dá sequência às revelações inéditas da psicografia de Chico Xavier, trazidas a lume em abril de 2006” (3), atribuindo a autoria das mensagens a Emmanuel. É exatamente nele que encontramos o teor dos artigos que nos foram enviados.
Dessa obra, julgamos merecer destaque especial o primeiro capítulo intitulado “As vidas sucessivas de Emmanuel” (4), no qual são listados os dez personagens vividos anteriormente por esse respeitável Espírito, antes dele exercer a função de mentor do trabalho mediúnico de Chico Xavier (1910-2002). O primeiro personagem da lista é Simas, Grão-sacerdote do Egito (século IX A.C.) (5) e o décimo consta Padre Amaro, Sacerdote no Brasil (Séculos XIX e XX) (6)