Recebemos de um internauta o seguinte questionamento:
Você fala sempre que a bíblia não é a palavra de Deus.
Ou até diz que, em alguns lugares é a palavra de Deus.
*Como disse um espírito, “Não disse Deus, não matarás…”.
Você já pensou em fazer um livro só com as palavras de Deus que existe na bíblia?
M.R.C.
Confessamos que nunca passou por nossa cabeça fazer tal coisa, mas, pensando bem no assunto, acreditamos não ser preciso ir a tanto, pois isso, de certa forma, já foi feito, e por gente muito mais capacitada que nós. É o que iremos demonstrar neste artigo.
Para início de conversa é preciso estabelecer que seguimos estritamente o “examinai tudo e retende o que é bom” (1Ts 5,21), valiosa orientação bíblica, com a qual podemos separar o joio do trigo. Ademais, por concluímos que a única maneira de valorizar a inteligência que Deus deu ao ser humano, é usá-la, aplicando-a a tudo, incluindo o que está escrito na Bíblia, já que os seus textos foram elaborados por seres humanos como nós, de menor alcance intelectual; é só ver o estágio de desenvolvimento daquela época e o de hoje e projetar o que devemos, ainda, aguardar para o futuro; em virtude desse enfoque, e também porque de há muito tempo nos termos libertado do medo de ir assar eternamente no inferno por questioná-la, ela não foi excluída desse exame.
Três pontos importantes que não podem ser desconsiderados, uma vez que se a Bíblia fosse mesmo a palavra de Deus nunca os teríamos.