Cristianismo redivivo – Codificação, Espiritismo e Cristianismo

  • Home
  • Cristianismo
  • Cristianismo redivivo – Codificação, Espiritismo e Cristianismo

1. “[…] o Espiritismo […] Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas desenvolve, completa e explica, […] Ele é, pois, obra do Cristo, […].” (Kardec, ESE, FEB, p. 44)

2. “[…] Cabem a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha. […].” (Emmanuel, ESE, FEB, p. 160)

3. “[…] Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo. […].” (Paulo, o apóstolo, ESE, FEB, p. 213)

4. “Assim será com os adeptos do Espiritismo. Pois que a doutrina que professam mais não é do que o desenvolvimento e a aplicação da do Evangelho, também a eles se dirigem as palavras do Cristo. […].” (Kardec, ESE, FEB, p. 298)

5. “[…] O Espiritismo, ao contrário, nada vem destruir, porque assenta suas bases no próprio Cristianismo; sobre o Evangelho, do qual não é mais que a aplicação. […].” (Kardec, RE 1861, FEB, p. 436)

6. “É chegada a hora em que o Espiritismo deve revigorar e vivificar a essência mesma do Cristianismo. […].” (João, discípulo, RE 1863, FEB, p. 306)

7. “O Espiritismo é o Cristianismo da idade moderna; deve restituir às tradições o seu sentido espiritualista. […].” (São Luís, RE 1863, FEB, p. 355)

8. “[…] O Espiritismo, que em tudo e por tudo é o espiritualismo do Cristianismo, […].” (Mesmer, RE 1864, FEB, p. 408-409)

9. “[…] o Espiritismo, que se liga pela própria base aos princípios do Cristianismo, e que só é dividido em questões secundárias, […].” (Kardec, RE 1865, FEB, p. 407)

10. “Inscrevendo no frontispício do Espiritismo a suprema lei do Cristo, nós abrimos o caminho do Espiritismo cristão; temos, pois, motivos para desenvolver os seus princípios, bem como os caracteres do verdadeiro espírita sob esse ponto de vista.” (Kardec, RE 1866, FEB, p. 160)

11. “O Espiritismo, partindo das próprias palavras do cristo, como este partiu das de Moisés, é consequência direta da sua doutrina. […].” (Kardec, GN, FEB, p. 29)

12. “[…] O Espiritismo, ao contrário, nada vem destruir, porque assenta suas bases no próprio Cristianismo; sobre o Evangelho, do qual não é mais que a aplicação.” (Kardec, VE 1862, FEB, p. 61)

(Fonte: arquivos em PDF divulgados pela FEB)

BH, 12/09/2020