Espiritismo e sonho lúcido

O Espiritismo não trata especificamente do chamado sonho lúcido. O Livro dos Espíritos, na questão 401, adverte que o espírito jamais está inativo. Enquanto o corpo físico repousa, o espírito encarnado se vê em relativa liberdade e tem condições de entrar em contato mais direto com os outros espíritos.

O sonho está inserido no que Allan Kardec convencionou chamar de emancipação da alma. O Waldo Vieira, antigo parceiro de Chico Xavier e dissidente do Espiritismo há várias décadas, se dedica ao que chama de projeciologia, que é a ciência que estuda as projeções da consciência para fora do corpo físico. Waldo Vieira é a maior autoridade mundial neste campo de estudo. A projeção da consciência é um fenômeno relativamente comum, relatado desde a Antiguidade. É a atuação da consciência através do corpo astral – ou perispírito.

Alguns espíritas ortodoxos não aceitam este fenômeno como integrante da fenomenologia tradicional espírita. É verdade que a nomenclatura não foi criada por Allan Kardec, nem o assunto foi esmiuçado por ele. Isso não impede o fenômeno de existir.

por Morel Felipe Wilkon

 

Picture of Colaborador GAE
Colaborador GAE
Colaboradores e parceiros do GAE. Nossos colunistas têm compromisso com a verdade e procuram sempre embasar e comprovar seus argumentos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *