Faces do Espírito de Verdade

O Espírito de Verdade ou o que guia para a verdade (João 16,13) é interpretado de diferentes modos, sob a ótica da Bíblia, pelos católicos, espíritas, protestantes, evangélicos e carismáticos.

O Espírito de Verdade é chamado também de o Consolador, de Espírito Santo ou Santo Espírito, Paráclito ou Paracleto, Mentor, Protetor, Defensor e Advogado. Ele pode não ser Jesus, pois Jesus disse que nos seria enviado pelo Pai outro Consolador (São João 14,16). Mas, mais raramente, pode ser também Jesus.

E, realmente, Jesus, depois de sua morte, manifestou-se em espírito ao apóstolo Paulo, na estrada de Damasco (Atos 22,8), e em Mísia, quando Paulo e Timóteo tentavam ir para a Bitínia (Atos 16,7). Também entre os espíritos manifestantes a Kardec, nas suas experiências feitas com um grande número de médiuns, um dos espíritos, ou seja, o coordenador dos espíritos da Codificação Espírita, que entrava em contato com Kardec, quinzenalmente, identificou-se como sendo o Espírito de Verdade, que aqui é o próprio Jesus. Já o Espírito Santo é o conjunto de espíritos humanos: “Nosso corpo é santuário dum Espírito Santo” (1 Coríntios 6,19; Atos 12,15).

Mas Jesus pode também exercer o papel de enviar outros espíritos, personificados pelo Espírito de Verdade (João 15,26), o que é muito conhecido do Espiritismo. Na Codificação Espírita, espíritos de alto nível manifestaram-se a Kardec: são Paulo, são João Evangelista, santo Agostinho, são Cura d’Ars, são Vicente de Paulo, são Luís, Fénelon e outros.

E o Livro de Atos nos narra que São Paulo recebeu a visão do espírito de um homem macedônio (Atos 16,9).E há uma corrente de teólogos europeus que, hoje, interpreta anjos na Bíblia como sendo espíritos iluminados de pessoas falecidas (François Brune, padre francês, do Vaticano, “Os Mortos nos Falam”, EDICEL, Sobradinho, DF, e nosso livro “A Face Oculta das Religiões”, EBM Ed, São Paulo).

É lamentável que apenas uma minoria de teólogos cristãos estude a Doutrina Espírita, na qual, sem mistérios e sem dogmas, se encontra muita luz para a compreensão de certos assuntos bíblicos. Isso é tão notório, que a própria Doutrina Espírita passou a ser tida como sendo também o próprio Espírito de Verdade personificado!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.