Guerra ou um verdadeiro terrorismo oficial?

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem se caracterizado por estar tendo muitos crimes de guerra cometidos pelo exército de Putin. Tanto ele como seus soldados parecem estar com ódio mortal dos ucranianos.

Realmente, na luta entre os dois exércitos, de acordo com a mídia ucraniana e mundial, a Rússia está levando grande desvantagem na guerra, com a morte de um grande número de seus soldados, além de muitos feridos. De mais a mais, ela perdeu também centenas de tanques, aviões, helicópteros e muitas áreas que ela já havia conquistado, embora ela negue. E seria por isso o ódio que ela está tendo contra os ucranianos? O certo é que seu exército vem cometendo atrocidades contra o povo civil da Ucrânia, atrocidades essas que, pela lei internacional sobre guerras, são consideradas crimes de guerra.

O fato de ela estar ocultando sua derrota não é surpreendente. E, para despistar esta sua derrota, ela está deslocando suas tropas para o Leste da Ucrânia, onde espera conquistar algumas áreas conflitantes com os ucranianos ou que querem decretar a sua independência.

Tudo leva a crer que, no momento, ela desistiu de anexar ao seu território a Ucrânia, como fez com a Crimeia em 2014. Que sede que Putin tem de ampliar o seu território russo, que já é o maior do mundo, com cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados! Será que ele queria mesmo conquistar a Ucrânia? Muitas pessoas pensam que sim. Daí aquele grande aparato militar em direção às imediações da Ucrânia, principalmente nas proximidades da sua Capital Kiev. Ou será que isso foi apenas uma exibição do poder russo pelo Putin, em que a vaidade sempre anda a mil?
Daí que eu o tenho chamado, em outras matérias, de “farofeiro” e até de “mentiroso”, pois assim o têm feito também alguns órgãos midiáticos do mundo.

E, no momento, os crimes de guerra cometidos pelo exército de Putin na Ucrânia, em vez de diminuírem, pois Putin tem dado a entender que a guerra pode estar chegando ao fim, eles têm é aumentado.

Pelo que se vê, cada vez mais foguetes russos têm atingido numerosos prédios, inclusive habitados, o que é crime de guerra, e os ataques são contra até estações de trens lotadas de pessoas, como aconteceu na última semana, em que morreram mais de 30 pessoas, cinco das quais eram crianças, o que é mais um ato terrorista e oficial, e não, de guerra, pois é do presidente de um país…

E com seu ódio vingativo, Putin parece que quer transformar em entulhos toda a Ucrânia.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 18/04/2022
PS: Bienal Mineira do Livro, de 13 a 22 de maio de 2022, no shopping BH. A Editora e Distribuidora de Livros Espíritas e Espiritualistas Chico Xavier convidou três dos seus autores para participarem: Marden Hott, Anazete e este colunista, em 20.5.2022, das 14h às 15h, no Auditório Diamantina. Agradecemos aos que puderem comparecer. Contato: Cassia e Cleia (31) 3635-2585 e 3635-2585. Contato@editorachicoxavier.com.br
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.