Herculano Pires diante da Revista Espírita

Prefácio

Recebi com muita satisfação esta nova pesquisa do amigo Paulo Neto que agora se transforma em mais um novo Ebook. Sem dúvida alguma, para conhecermos o ESPIRITISMO em sua totalidade, temos necessariamente que estudar todas as obras de ALLAN KARDEC, incluindo os 12 volumes da Revista Espírita.

Particularmente para mim, a certeza de estudar a Revista Espírita está “no sangue”, pois, até meus quase 16 anos convivi com meu Avô Miguel Grisolia (1927–1988), pude acompanhar ainda que sucintamente seu trabalho e total desprendimento dos 50 aos 64 anos, chegava cedo ao trabalho, cerca de 2 horas antes, para que antes do expediente, pudesse trabalhar no índice alfabético remissivo da Revista Espírita, ele entendia ser tão importante o conteúdo, contudo, tinha dificuldade em retornar ao estudo anteriormente feito, por falta de um índice remissivo.

Miguel conheceu o Espiritismo através de Herculano Pires, que costumava fazer reuniões espíritas na garagem de sua residência na Rua Dr. Bacelar, bairro de Vila Clementino em São Paulo, meu avô assistiu e gravou várias de suas palestras em fita cassete. Essas fitas ainda as tenho, há mais de 20 anos, emprestei-as ao Sr. Molina, e a FUNDAÇÃO HERCULANO PIRES, fez cópias das mesmas, tenho a impressão, não uma certeza, de que o trecho desta pesquisa que cita comentários da Palestra do Professor Herculano Pires, tenha sido fruto desta permuta de acervo e da transcrição de uma dessas palestras.
Ainda sobre meu avô Miguel, vi-o muitas vezes, datilografando freneticamente, apagando os erros de datilografia, com tinta branca, borracha azul e vermelha, materiais hoje que nossos jovens só conhecem por foto, ele dormia pouco e acordava muito cedo, tudo isso para que a Editora Edicel, pudesse publicar o 13º Volume de índice alfabético remissivo.

[…]

Luciano Grisolia Minozzo
Diretor Administrativo
www.ccdpe.org.br
17/03/2024

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *