Herculano Pires e a manifestação de espíritos de animais

“Mas é incontestável que todos os dias descobrimos fatos que nos obrigam a modificar nossas velhas opiniões, e até mesmo a ter uma visão oposta das ideias reinantes.” (GABRIEL DELANNE)

A maioria de nós não ignora que esse é um dos temas polêmicos que se destaca entre os espíritas, pois cada um de nós tem um olhar diferenciado em relação ao mesmo fato. Isso não é condenável, pois trata-se de um comportamento normal. Entretanto, quando esse olhar passa a se apoiar no preconceito ou em viés dogmático, infelizmente acaba causando dissensões às vezes irreversíveis. A tolerância que todos nós adeptos do Espiritismo deveríamos ter é apenas letra morta.

Há algo que é preciso sempre levar em conta: trata-se de procurar saber se a opinião de alguém que estamos usando como base de nossos argumentos não mudou com o tempo. Esse fato de mudar de pensamento aconteceu até com o próprio Allan Kardec (1804-1869), mas, arriscamos dizer, que é desconhecido fora do meio daqueles que se lançam às pesquisas.

 

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *