“[…] o que queremos, antes de tudo, é o triunfo da verdade, de qualquer parte que venha, não tenho a pretensão de ter sozinho a luz; […].” (ALLAN KARDEC)
Embora esse não seja o pensamento de muitos confrades espíritas e, com eles, comungam significativo número de detratores do Espiritismo, conforme se percebe em fóruns na Internet, ousamos dizer que sim, que o Espírito de Verdade é, de fato, Jesus.
Nossa base principal está no E-book Espírito de Verdade, quem seria ele? (1), onde nossa pesquisa apontou para isso que estamos afirmando sobre sua identificação.
Nesse texto mencionado é que elencamos todos os elementos para sustentar nossa opinião e é na parte principal baseado nas obras da Codificação; fora delas só foram inseridas a opinião de três estudiosos espíritas – Hermínio C. Miranda (1920-2013), Sérgio Fernandes Aleixo e Lamartine Palhano Jr. (1946-2000) – e uma fala de Alexandre (Espírito) a André Luiz, na obra Missionários da Luz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier (1910-2002).
Apesar de não termos por objetivo refutar a ninguém, citaremos, apenas para servir de ponto de partida para o presente estudo, duas obras espíritas, cujos autores, veementemente, defendem a hipótese contrária, ou seja, a de que Jesus não é o Espírito de Verdade.
Que fique claro que nada temos contra a pessoa deles; aliás, os respeitamos e admiramos muito, pela garra com que ambos se lançam na defesa da Doutrina Espírita, o que só acontece com os que têm muito amor à causa.
Reafirmamos, pela enésima vez, que não temos a intenção de forçar ninguém a crer na opção que nós adotamos.
O que vamos apresentar é fruto de pesquisa criteriosa não se trata, portanto, de achismo de nossa parte. Inclusive, existe uma outra pesquisa intitulada 32 evidências de ser Jesus o Espírito de Verdade, de autoria do confrade Washington Luiz Nogueira Fernandes (2), que aponta exatamente para o mesmo resultado que o nosso. Washington Fernandes convidou vários ilustradores e artistas plásticos para representá-la. Eis duas ilustrações que o artista plástico Ismael Tosta Garcia produziu:
Nas transcrições e, eventualmente, no texto normal o grifo em negrito é nosso, caso ocorra de não ser, nós avisaremos.