Em nosso meio sempre ocorrem dúvidas quanto à questão de que Jesus teve outros irmãos, já que não era o único filho de Maria.
Recentemente, numa palestra na reunião de quarta-feira, à noite, no Centro Espírita Irmão Mateus, Bairro Concórdia, Belo Horizonte, tocamos no assunto e não deu outra: a polêmica se instalou. Um número razoável de frequentadores acreditava que Jesus jamais teve irmãos, coisa bem natural já que foi isso que aprenderam de seus pais e líderes religiosos.
Às vezes é interessante que a polêmica ocorra; é um bom caminho para se encontrar a verdade. Vimos que alguns espíritas se interessam pelo assunto e que têm por hábito o estudo das passagens bíblicas relativas à vida e obra de Jesus. Percebemos, também, que companheiros buscam apoiar-se em dados concretos e não em crenças, às vezes, até mitológicas, promanadas dos teólogos do passado, que, diga-se de passagem, não devem ser condenados, pois somente representavam a cultura de época.
Com o presente estudo desse tema não temos a intenção de derrubar conceitos ou crenças religiosas; tão somente nos move o sincero desejo de elucidar o assunto, caso tenhamos condições de fazê-lo, é claro. Nem temos a pretensão de esgotá-lo, dando a palavra final.