Allan Kardec e o conceito racista de sua época

Nós, para ser bem sinceros, não concordamos que Kardec esteve preso ao conceito de época, em relação à crença de que os negros seriam seres inferiores, porquanto, em suas obras claramente se vê que ele foi totalmente contra qualquer tipo de preconceito, incluindo o de raça.

Veja, caro leitor, estes trechos que transcrevemos do nosso ebook Racismo em Kardec? (ver link ao final), um estudo bem profundo do assunto. Percebemos que, infelizmente, poucos espíritas conhecem o Codificador sob esta ótica, inclusive, alguns fazem coro com os detratores julgando-o também racista. Ele, os trechos, serão colocados de acordo com a ordem que aparecem no texto do ebook, e, adiantamos que as páginas em referência podem não ser exatamente a citadas, visto que, em alguns casos, tomamos parte dos trechos.

 

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *