Inicialmente, vejamos esse pequeno trecho da entrevista concedida à Folha Espírita, em 05 de julho de 1998, pela dra. Marlene Nobre (1937-2015):
d) LEOPOLDO: Dra. Marlene, além das argumentações expostas na entrevista da FE, a sra. tem mais algum argumento que ainda não revelou?
MN: Sei da existência de mensagens de Allan Kardec recebidas pelos médiuns Frederico Júnior, brasileiro, e Fernando Lacerda, português, sendo que elas foram dadas no fim do século passado e começo deste. O espírito Humberto de Campos confirmou no livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, a veracidade dessas mensagens, inclusive a última dada pelo Codificador, em 1909, despedindo-se porque iria reencarnar. (OLIVEIRA, Weimar Muniz. A Volta de Allan Kardec. Goiânia: Kelps, 2006, p. 126)
Trazemos essa fala de Marlene Nobre apenas para demonstrar que os que aceitam a tese “Chico é Kardec”, têm a mensagem de Fernando de Lacerda (1865-1918) como autêntica, razão pela qual é, muitas vezes, citada em apoio a ela.