Pesquisar
Close this search box.

Na Bíblia, demônios são as almas dos mortos

Home Artigos Na Bíblia, demônios são as almas dos mortos
Home Artigos Na Bíblia, demônios são as almas dos mortos

Mudança motivada por confusão de teólogos

É muito lamentável os teólogos terem mudado o significado da palavra grega bíblica “daimon” (alma ou espírito), no plural “daimones” (almas ou espíritos) para só o significado de espíritos maus ou fantasmas e ainda amedrontando-nos com eles.

A teologia cristã, principalmente a partir do final do século IV, recebeu a inevitável influência da mitologia dos pagãos, pois, ela, a mitologia pagã, até era considerada como sendo a própria ciência daquela época.

Mitologia

Os teólogos cristãos das primeiras gerações cristãs foram vítimas dessa influência da mitologia e da confusão com a criação da Santíssima Trindade com seu Espírito Santo. E até mesmo os agiógrafos (autores da Bíblia) receberam essa influência. Ela, a mitologia, misturava Deus com os deuses humanos que somos e de que fala a própria Bíblia: “Vós sois deuses” (Salmo 82: 6, e João 10: 34). Mas Deus verdadeiro, absoluto, incriado e único é só o Deus Pai de Jesus e de todos nós e que representa o claro monoteísmo cristão.

Repetimos que é lamentável a mudança de sentido da palavra grega bíblica “daimon” (plural “daimones”), cujo sentido verdadeiro é alma ou espírito bom (evoluído) ou mau (não evoluído ou atrasado). É verdade que a maioria dos “daimones” é de espíritos ainda atrasados. Mas existem os bons ou já bem evoluídos e até santos, inclusive, canonizados pela Igreja.

Comunicação do espírito

Então, quando se fala em o Espírito Santo da Santíssima Trindade, na verdade é comunicação de um espírito que pode ser santo sim, mas pode ser também, como vimos, mau (atrasado ainda), pelo que deve ser examinado, para que saibamos se ele é bom e merecedor de crédito, ou mau, no qual não devemos acreditar, seguindo, assim, as instruções de João (Primeira Carta 4: 1) e do espiritismo em suas reuniões mediúnicas.

Os católicos carismáticos e os protestantes e evangélicos pentecostais acham que todo espírito que se manifesta para eles é o Espírito Santo da Terceira Pessoa, Deus ou homem Deus para eles, merecedor, pois, de crédito, o que é um grande erro.

Espíritos como irmãos

Os cristãos não espíritas não entendem de espíritos como os entendem os espíritas que, examinando-os, sabem se são bons ou maus, distinguindo os bons dos maus de acordo com o ensino joanino citado e tão bem conhecido dos estudiosos da Bíblia.

Porém, identificando os espíritos como sendo irmãos nossos desencarnados ainda maus (não evoluídos), os quais devem ser amados por nós, o espiritismo doutrina-os de acordo com o ensino evangélico, a fim de que se libertem do mal. É o que fez Jesus (1 Pedro 3: 18) pregando para os espíritos nos Infernos, Purgatório, Devacan etc., ou dimensão astral dos espíritos.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 20/05/2024
PS: (*) Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior. Palestras e entrevistas em TVs com ele no YouTube e Facebook. Seus livros estão na Amazon, inclusive os em inglês, e a tradução da Bíblia (N.T.). Contato (Cássia e Cléia): contato@editorachicoxavier.com.br ou jreischaves@gmail.com 

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

1 + 5 =