O Caso das Irmãs Fox

Introdução

A História e a Antropologia nos revela que a humanidade, de há muito tempo, acredita em espíritos e fantasmas.

O homem primitivo, por sua vez, tinha a crença de que espíritos se encontravam em tudo, no Universo, havendo no fogo, na água, nas árvores, nas rochas etc. Essas entidades espirituais tinham poderes direcionados ao bem e direcionados ao mal, Os homens pediam-lhes ajuda em troca de oferendas e orações.

O caráter mágico surgiu depois e os homens passaram a usar encantamentos e fórmulas para ter o controle dos espíritos. Surgem várias ideias concernentes aos espíritos: muitos, por não terem sido vingados, não podiam repousar em seus túmulos; outros podiam retornar, em especial, aos dos que morreram violentamente. Casos e mais casos são relatados, cujos lemas compreendem casas assombradas e fantasmas. Mas continuavam os espíritos temidos e incontroláveis pelos homens.

Pode-se afirmar que o fenômeno das mesas girantes (ou falantes) deu lugar ao Espiritismo.

E, por analogia com o fenômeno das batidas, golpes ou pancadas, chamados raps pelos anglo-saxões, nasceu em Hydesville, pequena aldeia norte-americana, o que se convencionou chamar “Modern Spiritualism” (neo-espiritualismo) e que a humilde casa de madeira da família Fox, na qual os fenômenos se verificaram, foi, algum tempo depois, transportada para a Lily Dale Camp (acampamento espírita de Lily Dale), no estado de New York e transformada em Monumento Nacional do Espiritismo.

A respeito desse fenômeno, escreveu o professor Charles Richet, médico ilustre, autor do “Tratado de Metapsíquica”, em seu último livro “La Grand Espérance”, (pág. 221): “Um dos mais belos fenômenos da Metapsíquica é o dos raps, mas não é fácil obter golpes bastantes sonoros para que os percebamos com facilidade. Eis em que consistem : se, num grupo de experimentadores, entre os que colocam as mãos sobre uma mesa, se encontra um médium de certa potencialidade física, percebem-se, às vezes, vibrações sonoras na estrutura da madeira e, muito amiúde, essas vibrações, que o médium pode produzir todas as ocasiões que as suas mãos se acham imóveis em cima da mesa, são de natureza inteligente. A história dos raps é interessante e eu aconselharia um metapsiquista jovem a escrever uma monografia detalhada acerca dos mesmos.”

Surgiu, então, a monografia que teve por título “Breve história dos golpes mediúnicos”, da autoria do professor italiano Ernesto Bozzano. Foi no século atual, um dos escritores mais conhecidos pelos seus estudos doutrinários e científicos, publicados em vários idiomas, tais como: italiano, francês, espanhol, português, inglês e outros, tanto em livros quanto em revistas. Escreveu mais de cem trabalhos entre artigos e livros (estes mais de trinta). O Espiritismo, naturalmente, existia antes do famoso Mistério de Hydesville que é, sem dúvida, um acontecimento-marco da evolução das pesquisas psíquicas no mundo. Muitas vezes, apresenta-se combatido e deturpado.

 

Picture of Colaborador GAE
Colaborador GAE
Colaboradores e parceiros do GAE. Nossos colunistas têm compromisso com a verdade e procuram sempre embasar e comprovar seus argumentos.

Últimas postagens

Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *