Pesquisar
Close this search box.

O espírita é seguidor racional da Bíblia

Home Artigos O espírita é seguidor racional da Bíblia
Home Artigos O espírita é seguidor racional da Bíblia

Fé cega afronta a nossa inteligência

A doutrina espírita aceita os escritos da Bíblia, principalmente os do NT, mas de modo racional. Os dogmas cristãos nem sempre são racionais. Por isso o espiritismo não os aceita, mas os respeita, como respeita todas as doutrinas religiosas de todos os tempos.

O Dogma de Niceia (323), por exemplo, diz que Jesus é Deus da mesma natureza ou sustância do Deus Pai. Mas Jesus disse que o Pai é maior do que ele (João 14:28). Também Jesus disse, numa passagem do evangelho muito conhecida, que Ele não sabe quando será o final dos tempos e que somente Deus o sabe. Se Jesus fosse Deus mesmo, Ele o saberia.

Outro “dogma” que divide os cristãos é o protestante ou evangélico com o nome de “consubstanciação”, que diz que a consagração ou sagração da hóstia ou pão faz dela ou dele o corpo “simbólico” de Jesus. Já os católicos na missa defendem a transubstanciação, segundo a qual a hóstia consagrada é o corpo “real” de Jesus. Eu quereria que assim fosse como eu aprendi como criança e assim eu acreditava quando era ainda muito novo. Mas, depois, vi que não era bem assim. E como acreditar em uma verdade que a gente tem certeza de que ela não é verdade? Eu até gostaria que fosse de fato verdade, mas como acreditar? Estaria eu fora da razão não crendo ou crendo?

O cristianismo tem perdido muitos fiéis, principalmente no Primeiro Mundo, para outras religiões, em que se destaca o islamismo. É preciso que os teólogos e dirigentes religiosos deixem de lado seu ego inferior aflorado que os impede de ver a verdade verdadeira, fruto de uma consciência sincera e não enganadora, que não é uma verdade para eles próprios e que, pois, jamais lhes traz uma paz de consciência tranquila e de bem viver. Estamos numa época não tanto de fé, mas de saber.

O tempo de Tertuliano já passou, acreditar porque é absurdo é um absurdo! Fé cega afronta a nossa inteligência. Deus nos deu a inteligência para ser usada, e não para nos enganar a nós mesmos! Os católicos oram muito pedindo a Deus que aumente a sua fé. Mas a fé só é aumentada por Deus em nós quando é sincera de fato. Mas, quando se trata de ideias confusas, por si sós, elas se enfraquecem. E Deus não quer fé duvidosa e antirracional para nós mesmos, já que Deus é perfeitíssimo e, portanto, é também sensatíssimo.

Agora, como se diz, Deus não está nem aí se nós cremos nEle de modo correto ou errado, pois Ele é imutável, sendo sempre o mesmo de ontem, de hoje e de amanhã.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 22/05/2023
PS: 1) Férias de julho de 2023, Nos Passos de Maria e dos Apóstolos, Cristianismo Primitivo. Viagem prevista para a Turquia entre 5 e 20-7-2023, 15 noites, com orientação espiritual do prof. de religião da UFPB Severino Celestino. Mais informações: rwturismo.com.br
PS: 2) A Bíblia – Novo Testamento Completo, tradução e comentários espíritas lineares com letras grandes em negrito, deste colunista. Contato: (31) 3637-1048, (31) 9 9979-0608 Cássia e Cleia e contato@editorachicoxavier.com.br
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

59 + = 67