O espiritismo abala sempre o materialismo

Foi em meados do século XIX, quando a ciência teve um grande avanço, que surgiu o espiritismo de Kardec que precisava da ciência para ser melhor compreendido, pois, ele é também ciência. Ele e ela, portanto, se autossustentam.

Há registros dele na pré-história ou do homem da caverna. “O Livro dos Espíritos”, a obra principal de Kardec, de que tive o prazer de ser também tradutor, é um exemplo contundente da ciência espírita codificada por Kardec e com nuances da ciência do futuro.

Kardec elogiou o cientista médico alemão Mesmer (1734-1815) pelo seu trabalho sobre o emprego do magnetismo animal ou mesmerismo, que é o uso da hipnose no tratamento e cura de doenças, o que tem algo a ver com o passe espírita. E lembramos que Freud dava passes no tratamento de seus pacientes (“Um Fluido Vital Chamado Ectoplasma”, página 39, do grego residente no Brasil, doutor Matthieu Tubino, com doutorado em química na Suíça e professor de química da Universidade Estadual de Campinas e da USP).

Vou mencionar uma lista de famosos cientistas, filósofos e poetas autores de obras espíritas, tirada dos livros: “A Ciência da Alma: de Mesmer a Kardec”, de Núbor O. Facure, com doutorado na Unicamp, onde é catedrático de neurologia e neurocirurgia e lecionou 30 anos. E Facure fundou o Instituto do Cérebro em Campinas, pelo qual já passaram mais de 100 mil pacientes.

E eis a lista de cientistas, filósofos poetas tirada do citado livro de Facure e do “Palingênese, a Grande Lei – Reencarnação “, de Jorge Andréa, Editora Societo Lorenz, 5ª Edição, 2001, Rio, RJ. Deixamos de citar obras importantes de todos os autores citados, as quais se encontram na internet:

Nicola Pende, Jung, Anne Besan, Frederich Zoliner, Divaldo P. Franco, J. Herculano Píres, Leon Denis, Charles Richet, descobridor do ectoplasma e Prêmio Nobel, Ian Stevenson, Gabriel Delane, Karl E. Muller, Meyers, Doutora Marlene Nobre, J. Freire, Alexandre Aksakof, Leadbeater, Carlos Imbassahy, Ernesto Bozzano, Hermínio C. Miranda, Pitágoras, Horácio, Napoleão, Virgílio, Ovídio, Horácio, Hodgson, Crookes, Osty, Flammarion, Geley, Vilela, Schrenk-Notzing, Paul Claud (biólogo), Hernani Guimarães Andrade, W. J. Crawford, autor de “Mecânica Psíquica”, professor de mecânica da Universidade de Belfast, Irlanda, Chico Xavier, Edgar Cayce, Carlos Baceli, Izoldino Resende e muitos outros espíritas ou não, entre eles, pastores, padres, bispos, arcebispos [J2], cardeais e até papas, como Gregório Magno e Eugênio IV.

Há também os que se mantêm em silêncio… E o que são os santos católicos e Nossa Senhora senão espíritos? Também santo Agostinho, em dúvidas, em “Confissões”, tende a crer na reencarnação.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 09/01/2023
PS: Desejo que as alegrias natalinas perdurem por todo o ano novo de 2023 para os leitores de O TEMPO, seus diretores, funcionários, os que nele escrevem e às suas respectivas famílias, com muitas bênçãos de Deus para todos.
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.