O Espiritismo é realmente uma ciência?

Para uns, a questão parece estar definitivamente resolvida pela negativa. Como veem o Espiritismo como mais uma variação do misticismo e do ocultismo, pensam que este se opõe ao positivismo da ciência. Que essa afirmação venha de materialistas obstinados, de fanáticos de outras religiões ou de pessoas que ignoram os fundamentos da doutrina espírita, é de se esperar. Mas o que não deveríamos esperar é que muitos dos que se dizem espíritas, muitas vezes até conhecedores de toda a obra de Kardec, tivessem esse tipo de dúvida. Esperamos com esse texto contribuir para a elucidação definitiva da questão, se não para o primeiro grupo, mas pelo menos para o segundo.

Um dos significados da palavra “ciência” é conhecimento. Mas para o conhecimento ser ciência, é preciso tratar-se de um conhecimento verdadeiro ou, como normalmente ocorre, pelo menos um conhecimento que pode ser verdadeiro. A partir do momento que determinado conhecimento é descoberto falso, deixa de ser conhecimento para tornar-se fábula, estória, mito.

 

Picture of Colaborador GAE
Colaborador GAE
Colaboradores e parceiros do GAE. Nossos colunistas têm compromisso com a verdade e procuram sempre embasar e comprovar seus argumentos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *