Para falar bem francamente, não entendemos o porquê de tantos ataques ao Espiritismo. Desde o nascedouro, seus mais variados críticos e aqui unem-se, paradoxalmente, materialistas e espiritualistas, não pouparam esforços nessa batalha, sem tréguas, para derrotá-lo. Depois de cerca de quase um século e meio resistindo a todos eles, nos faz crer que se fosse algo sem nenhum valor já teria sucumbido há muito tempo.
Apesar de que muitos desses críticos dizerem, sem nenhuma prova científica, que o Espiritismo é falso por pregar a comunicação com os mortos, achamos estranho que, se fosse mesmo, segundo dizem que é, como conseguiu sobreviver esse tempo todo? Como explicar que vem atraindo, para suas fileiras, as pessoas mais intelectualizadas, fato observado no último censo do IBGE (2000)?
Podemos ainda dizer que não fazemos a menor questão de conquistar prosélitos, não ficamos batendo de porta em porta, não enviamos e-mails a ninguém, não pregamos em praça pública e por fim, não tentamos convencer ou converter a quem quer que seja e mesmo assim o número de adeptos do Espiritismo cresce. Se isso acontece é porque as pessoas estão, aos poucos, percebendo o real valor dessa doutrina, que vem principalmente retomar os ensinamentos de Jesus deturpados pelas teologias tradicionais.