“Então a Religião Espírita se apresenta como aquilo que Jesus falou à mulher samaritana, é a religião em espírito e verdade.” (JOSÉ HERCULANO PIRES)
Percebemos que os partidários da ideia de que o Espiritismo não é uma religião se apoiam nesta fala de Allan Kardec (1804-1869) inserida em O Que é o Espiritismo: “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” (2) (grifo nosso) Notamos que grande parte deles tem uma certa ojeriza à palavra religião, é possível que ela os faça lembrar de quanto mal as religiões fizeram à humanidade há pouco tempo, como as cruzadas, a Inquisição, etc.
Entendemos que, naquele momento histórico, com o Espiritismo ainda usando cueiro, havia fortes razões para que fosse considerado como uma ciência, mas analisando todo o desenrolar dos fatos, concluímos que, na verdade, isso foi somente para evitar que fosse considerado apenas mais uma religião no “mercado” e aí correr sério risco de morrer no nascedouro.
Na análise do tema não se pode deixar de considerar a ordem cronológica das falas do Codificador, para nos certificarmos quanto a qual delas devemos considerar como sendo a definitiva. Certamente, não podemos tomar as que foram ditas no início, mas aquela que foi pronunciada por último. Assim, vamos ver o que essa ordem cronológica pode nos esclarecer.