“Só os que preferem a obscuridade à luz, têm interesse em combatê-lo; mas, a verdade é como o Sol: dissipa os mais densos nevoeiros”. (KARDEC).
É extremamente comum pessoas de outras correntes religiosas misturarem num mesmo balaio todas as filosofias, em cujas práticas ocorrem manifestação de espíritos. Parece-nos que, por completa ignorância do assunto, fizeram uma associação entre toda e qualquer ocorrência onde há manifestação de espírito como sendo Espiritismo, tal qual se relaciona atleta com atletismo. Só que, como se diz popularmente “cada um é cada um”, está se pegando uma parte para designá-la como se fosse o todo. Seria o mesmo que, querendo mostrar o braço de uma pessoa, ao invés de dizermos braço dissermos corpo. Sabemos que o braço faz parte do corpo, entretanto não é o corpo, pois esse é formado de vários outros membros.
Acreditamos que, apesar da ignorância e da sinceridade de muitos, existem os que de má-fé querem por todos os meios fazer com que as pessoas nos confundam com essas filosofias que praticam o mediunismo, ou seja, deliberadamente colocam tudo no mesmo balaio.