O espiritismo tem evidências científicas

Os cientistas e filósofos, para chegarem às suas conclusões, enfrentam um grande inimigo: a sua resistência ao que surge contra suas ideias, pois, como acontece com todos nós, o nosso ego inferior é grande inimigo do que surge de novo contra as nossas verdades. E é, pois, muito difícil a luta do nosso Ego ou Eu profundo do bom senso e da verdade contra o nosso ego ou eu inferior que nos domina.

Jesus disse que o Espírito (Ego ou Eu Superior) é forte, mas a carne (nosso ego inferior) é fraca e que, num outro sentido, com o devido respeito ao excelso Mestre, se pode até dizer que a carne é que é forte, pois, geralmente, nos domina…

É consoladora a demonstração de que o espiritismo possui evidências científicas de grandes e renomados cientistas que confirmam a verdade da comunicação entre os seres desse nosso mundo e os da dimensão espiritual, ou seja, os espíritos desencarnados. Algo que é confirmado também pela Bíblia, apesar de Moisés (Deuteronômio capítulo 18) a ter proibido por causa das graves irregularidades com que, no tempo dele, a mediunidade era praticada.

Jung foi um grande médium, mas Freud o aconselhou a não dizer isso de público, para que ele, Jung, não queimasse seu nome, o que Jung acatou. Freud gostava muito desses assuntos, e o seu citado conselho a Jung nos faz crer que ele também devia ter alguma crença que ele mantinha em segredo. Aliás, ele dava passes magnéticos nos seus pacientes.

Mathieu Tubino, grego, que emigrou para o Brasil ainda criança, escreveu “Um ‘Fluido Vital’ chamado Ectoplasma”, página 39. Tubino é químico da USP e da Unicamp, com pós-doutorado na Suíça e é espírita convicto.

Eis mais alguns renomados cientistas espíritas ou espiritualistas tendentes para o espiritismo, a corrente espiritualista mais forte das teses da sobrevivência dos espíritos após a morte de seus corpos: Platão, Pitágoras, William Croques, Bozzano, Myers, Dra Edith Fiore, Crawford, Lodge, Wallace, Lombroso, Zollner, Senkowsk, Geley, Stevenson, Dra Helen Wambach, Swedenborg, Léon Dénis, Grof, Papa São Gregório Magno, Dr Fructuoso, cirurgião oncológico e especialista em ectoplasma, Kardec, Dr. B. Weis, Banerjee, Hernani Andrade, fundador do Instituto de pesquisas Psicobiofísicas de SP, Rhine, Elizabeth kubler-Ross, J. H. Pires, Henrique Rodrigues, Flamariom, Imbassahy, Aksakof, Notzing, Maslow, Hermínio C. Miranda, autor de “Alquimia da Mente”, Charles Richet, Prêmio Nobel de Medicina de 1913, descobridor do ectoplasma e que disse que a tese científica espírita é a mais certa.

Para quem quiser saber mais sobre esses cientistas e outros espiritualistas defensores do espiritismo, sugiro consultas à internet.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 22/04/2024
PS: (*) Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior. Vídeos de palestras e entrevistas em TVs no YouTube. Seus livros na Amazon, inclusive os em inglês. E a tradução da Bíblia, Novo Testamento. Contato Cássia e Cléia. contato@editorachicoxavier.com.br 

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.