Pesquisar
Close this search box.

O Espírito Santo bíblico e o trinitarista

Home Artigos O Espírito Santo bíblico e o trinitarista
Home Artigos O Espírito Santo bíblico e o trinitarista

Paulo ensina que somos templos do Espírito Santo de Deus

Foto de Kerim Serdar Kutbulak,Unsplash

O Espírito Santo trinitário não foi abordado por Jesus, os apóstolos e os futuros evangelistas que conviveram com eles. Mas os teólogos, influenciados pela trindade pagã e a mitologia, acabaram criando também um Deus Trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo. E o que mais lhes deu trabalho foi o Espírito Santo, somente oficializado em 381, no Concílio Ecumênico de Constantinopla.

Paulo foi o primeiro escritor do novo Testamento. E ele diz que somos templos do Espírito Santo de Deus que habita em nós. Mas ele deixa claro que a identidade do Espírito Santo de Deus Pai não se confunde com a identidade da nossa alma ou nosso espírito santo que está também em nosso corpo. O Espírito de Deus está em toda parte onde Ele quiser estar. E, de modo especial, Ele quis estar também em nosso corpo, habitando-o. Mas uma parte dos teólogos, ou seja, a dos trinitaristas, fez e ainda faz, até hoje, um grande esforço para que o ensino de Paulo se refira ao Espírito Santo Trinitário que eles até o transformaram em dogma, mas Paulo nem sequer o conheceu.

E o fato de a língua grega não ter o artigo indefinido “um” fez com que muitos teólogos e biblistas usassem, nas suas traduções para o português e outras línguas, o artigo definido “o” no lugar do indefinido “um”, o qual deve ser empregado nas línguas que o têm, quando o sentido o exige.

Aliás, esse erro dos teólogos trinitaristas de colocar o artigo definido “o” antes de Espírito Santo (o Espírito Santo) foi, frequentemente, de propósito, quando o correto seria “um” (um espírito santo). Eis um exemplo de Paulo em que ele mostra que o Espírito Santo a que ele se refere é um espírito humano e não o de Deus: “Ó Deus, enviai-nos um espírito santo de sabedoria.” (Efésios 1: 17).

O esforço dos teólogos trinitaristas, inclusive, com todas as orações terminadas com a expressão “em nome do Espírito Santo”, foi tão grande que Ele ficou mais conhecido e falado do que o Espírito Santo de Deus Pai da Primeira Pessoa Trinitária, o Deus único, criador incriado, Pai de Jesus e de todos nós.

A Bíblia dos Testemunhas de Jeová, na sua tradução, coloca “espírito santo” sem o artigo definido “o” que, muitas vezes, deveria ser “um”, mas como este artigo indefinido não existe em grego, como já dissemos, ela deixa sem nenhum dos dois artigos, dando a entender a ideia correta “de um Espírito santo”, e não a “do Espírito Santo trinitário”, como sendo o único, quando ele representa todos os espíritos humanos, de acordo com a doutrina espírita e, também, por boa parte de teólogos de outras doutrinas.

Porém, Deus não se inferioriza nem se incomoda com crenças erradas sobre Ele. Jesus até disse: “Seja-te dado conforme tu crês”.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 26/06/2023
PSCom este colunista, “Presença Espírita na Bíblia”, TV Mundo Maior, e a tradução da Bíblia, NT, 2ª edição, ampliada na introdução, revisada e com notas inéditas. Contato: Cassia e Cleia. contato@editorachicoxavier.com.br
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 49 = 58