O Espírito Santo trinitário não foi abordado por Jesus, os apóstolos e os futuros evangelistas que conviveram com eles. Mas os teólogos, influenciados pela trindade pagã e a mitologia, acabaram criando também um Deus Trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo. E o que mais lhes deu trabalho foi o Espírito Santo, somente oficializado em 381, no Concílio Ecumênico de Constantinopla.
Paulo foi o primeiro escritor do novo Testamento. E ele diz que somos templos do Espírito Santo de Deus que habita em nós. Mas ele deixa claro que a identidade do Espírito Santo de Deus Pai não se confunde com a identidade da nossa alma ou nosso espírito santo que está também em nosso corpo. O Espírito de Deus está em toda parte onde Ele quiser estar. E, de modo especial, Ele quis estar também em nosso corpo, habitando-o. Mas uma parte dos teólogos, ou seja, a dos trinitaristas, fez e ainda faz, até hoje, um grande esforço para que o ensino de Paulo se refira ao Espírito Santo Trinitário que eles até o transformaram em dogma, mas Paulo nem sequer o conheceu.
E o fato de a língua grega não ter o artigo indefinido “um” fez com que muitos teólogos e biblistas usassem, nas suas traduções para o português e outras línguas, o artigo definido “o” no lugar do indefinido “um”, o qual deve ser empregado nas línguas que o têm, quando o sentido o exige.
Aliás, esse erro dos teólogos trinitaristas de colocar o artigo definido “o” antes de Espírito Santo (o Espírito Santo) foi, frequentemente, de propósito, quando o correto seria “um” (um espírito santo). Eis um exemplo de Paulo em que ele mostra que o Espírito Santo a que ele se refere é um espírito humano e não o de Deus: “Ó Deus, enviai-nos um espírito santo de sabedoria.” (Efésios 1: 17).
O esforço dos teólogos trinitaristas, inclusive, com todas as orações terminadas com a expressão “em nome do Espírito Santo”, foi tão grande que Ele ficou mais conhecido e falado do que o Espírito Santo de Deus Pai da Primeira Pessoa Trinitária, o Deus único, criador incriado, Pai de Jesus e de todos nós.
A Bíblia dos Testemunhas de Jeová, na sua tradução, coloca “espírito santo” sem o artigo definido “o” que, muitas vezes, deveria ser “um”, mas como este artigo indefinido não existe em grego, como já dissemos, ela deixa sem nenhum dos dois artigos, dando a entender a ideia correta “de um Espírito santo”, e não a “do Espírito Santo trinitário”, como sendo o único, quando ele representa todos os espíritos humanos, de acordo com a doutrina espírita e, também, por boa parte de teólogos de outras doutrinas.
Porém, Deus não se inferioriza nem se incomoda com crenças erradas sobre Ele. Jesus até disse: “Seja-te dado conforme tu crês”.