O Futuro do Espiritismo na Percepção de Allan Kardec

“Mas os progressos hão de ser tão rápidos que os Espíritos bendirão o Senhor por te haver inspirado o desejo de vir ajudá-los a entrar nesta via sagrada.” (ESPÍRITO DE VERDADE)

Resumo: O texto analisa as previsões de Allan Kardec sobre o futuro do Espiritismo, contrastando seu otimismo inicial, baseado em mensagens espirituais e no rápido crescimento em cidades francesas como Bordeaux e Lyon, com a realidade posterior de declínio na França. O autor questiona se as expectativas de Kardec sobre uma expansão global e um futuro brilhante para o Espiritismo se realizaram, ponderando sobre a responsabilidade dos espíritas brasileiros em relação a uma possível missão profética do Brasil. A análise se baseia em trechos da Revista Espírita de 1861 e 1868.

Palavras-chave: previsões de Allan Kardec, futuro do Espiritismo, expansão global, missão profética do Brasil, Revista Espírita.

Abstract: The text analyzes Allan Kardec’s predictions about the future of Spiritism, contrasting his initial optimism, based on spiritual messages and rapid growth in French cities such as Bordeaux and Lyon, with the subsequent reality of decline in France. The author questions whether Kardec’s expectations about a global expansion and a bright future for Spiritism came true, pondering the responsibility of Brazilian Spiritists in relation to a possible prophetic mission of Brazil. The analysis is based on excerpts from the Spiritist Magazine of 1861 and 1868.

Keywords: Allan Kardec’s predictions, future of Spiritism, global expansion, prophetic mission of Brazil, Spiritist Magazine.

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.

Últimas postagens

Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *