por Thiago Toscano Ferrari
Começaremos este estudo, com o intuito de dividir o que compreendemos do que seria Deus. Porém, cabe citar, ao menos a primeira questão da obra “O Livro dos Espíritos” como ponto de partida.
1. O que é Deus? – Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.1
(1) O texto colocado após o travessão na sequência das perguntas é a resposta que os Espíritos deram. O sinal ☼ indica que é um comentário de Kardec às respostas dos Espíritos (N. E.). (KARDEC, A. O Livro dos Espíritos, Parte Primeira, As causas Primárias)
Citaria ainda Jesus, que através de seu apóstolo, nos diz que: “[…] eis que o reino de Deus está entre vós”. (Lc 17:21). Mediante tal assertiva, entendemos que Deus é a causa primária de tudo o que há de material e imaterial no Universo. Entendemos que à partir do axioma de que tudo o que há no Universo e que não é de criação do homem, tem uma causa inteligente e esta causa é Deus.
Jesus nos diz que o reino de Deus está dentro de nós e não em aparência exterior. Ou seja, a medida que a criatura evolui pelo processo das reencarnações, aproxima-se cada vez mais de Deus e Ele estando em nós, se manifesta em consonância com as leis divinas, por Ele criadas para reger o Universo. Assim se deu com Jesus que era a expressão da vontade de Deus, já que havia alcançado o grau de espírito puro antes mesmo da fundação da Terra.