Paulo da Silva Neto Sobrinho, grande articulista espírita, aborda a controvérsia entre evangélicos e espíritas sobre o que realmente nos salva: obras, fé, pertencer a uma religião ou crer em Jesus. O autor analisa passagens do Novo Testamento e os pensamentos dos apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João e Jesus, demonstrando que a salvação gratuita pela fé não encontra respaldo nas palavras de Jesus ou seus discípulos.
Os cristãos fundamentam-se nas epístolas de Paulo para sustentar a justificação pela fé. Hermínio C. Miranda destaca que Paulo não pregava a fé sem obras, apenas dispensava os rituais da lei antiga. Severino Celestino ressalta que a mensagem de Paulo era dirigida aos gentios, facilitando a conquista de novos seguidores.
Jesus ensinava a salvação pela prática da Lei do amor, sintetizada no Sermão da Montanha, considerado a alma do evangelho. A presente obra evidencia que a salvação pelas obras, pregada por Jesus e seus discípulos, está em perfeita consonância com os ensinamentos da doutrina espírita, cujo lema é “Fora da caridade não há salvação”.
Convida-se os leitores a refletirem sobre as considerações trazidas por este livro e tirarem suas próprias conclusões sobre a questão da salvação.
Boa leitura!